AGENDA CULTURAL

20.4.15

Quero ser um peba!

Hélio Consolaro*

Dia 22 de abril, comemora-se o descobrimento do Brasil, mas para os araçatubenses é mesmo Dia do Ribeirão Baguaçu. Dizem que quem toma a água do ribeirão volta engrandecido ou com o rabinho no meio das pernas, dizendo: "eu não devia ter ido embora".

Essa assertiva existe porque o ribeirão é o grande responsável pelo abastecimento de água de Araçatuba. 

Em minha meninice, meu pai pescava de covo no Baguaçu, quando morávamos no bairro rural da Água Limpa. Também naquela época, usava-se a palavra "baguá", uma variável de "bagual". Eu achava que Baguaçu tinha a ver com baguá. Perguntei para a minha professora do grupo escolar qual era a relação entre as duas palavras, estou esperando a resposta até hoje. Naquela época, as professoras não eram tão acessíveis.

O nome "baguaçu" é uma variação da palavra babaçu, que em tupi significa fruto grande. Babaçu ou baguaçu também é o nome de uma palmeira nativa do sertão brasileiro.

O ribeirão Baguaçu nasce na divisa dos municípios de  Braúna com Coroados (em uma pequena mina de rochas) e deságua no rio Tietê. Ele percorre as cidades de Braúna, Bilac e Birigui, até chegar a Araçatuba. 


O Baguaçu abastece 70% da cidade de Araçatuba. O volume de água captado do ribeirão equivale a aproximadamente 35% de sua capacidade. 

PARQUE ECOLÓGICO BAGUAÇU- PEBA - ARAÇATUBA




Envolvendo o Ribeirão Baguaçu em parte da área urbana de Araçatuba, há o Parque Ecológico Baguaçu. Av. Baguaçu, 1 259. Você percebeu, caro leitor, que em Araçatuba “araçá” e “baguaçu” denomina um montão de coisas.
 
Exemplares de tatupeba, há também o tatu-galinha, que tem a casca cinza

Fundado em 22 de novembro de 1988, na administração do prefeito Válter Tinti (PMDB), o Parque Ecológico Baguaçu - PEBA - está situado no meio da cidade de Araçatuba-SP. Para os visitantes, o PEBA conta com uma trilha e monitores ambientais que acompanham os grupos. Visitas apenas por agendamento pelo telefone (18) 3625-2448.



Nos tempos da roça, ainda persiste na vida urbana, existia a expressão das teimosias:  “Quero ser um peba, se...”. Tatupeba era um tipo de tatu que cavoucava pelo roçado.


Nesse dia 22 de abril de 2015, apesar de todo apoio do prefeito Cido Sério (PT) ao parque, para que isso continue e que o local seja tratado como propriedade de toda a população, todos nós precisamos ser PEBA na defesa de nossa natureza. Quero ser um peba, se alguém vai destruir o PEBA.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

O PEBA recebe visitas no Dia do Baguaçu

22.04.15 - Em comemoração ao Dia do Baguaçu, em 22 de abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) promoveu uma manhã de visitas ao Parque Ecológico Baguaçu (Peba). Na quarta-feira (22), 15 alunos do 7.º ano do Colégio Judá e 28 alunos do 6.º ano da escola Sesi 351 fizeram trilha ecológica e conheceram trechos do ribeirão Baguaçu e a foz do córrego Machadinho, além de receberem orientações sobre meio ambiente e sustentabilidade.

O parque abriga rica biodiversidade, funcionando como laboratório para estudantes de biologia de toda região. Eles realizam trabalhos e pesquisas acadêmicas que contribuem para o desenvolvimento do próprio local. O rio Baguaçu passa pelo parque; a nascente é em Braúna, a 55 quilômetros de Araçatuba.


O Dia do Baguaçu foi instituído pela Lei Municipal 5939, de 2001. Segundo o autor do projeto, ex-vereador Ademar Ferreira Pessoa (Dema), para “enfatizar os cuidados com nosso manancial de vida”, já que 70% da água consumida em Araçatuba, à época, era captada do ribeirão.

Nenhum comentário: