AGENDA CULTURAL

2.6.15

Carros abandonados nas ruas são recolhidos em Araçatuba

02.06.15 – Dentre as 60 notificações que a Prefeitura de Araçatuba emitiu para proprietários de carros em estado de abandono e estacionados irregularmente em vias públicas, 45 tiveram os prazos vencidos no primeiro dia de junho. E, destes, 39 já retiraram os veículos das ruas.

Por meio de ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a Administração Municipal visa aprimorar o trânsito e assegurar higiene e saúde pública. Segundo Valdeci Santiago, comandante operacional da Guarda Civil Municipal (GCM), “a intenção é remover os incômodos das vias, atendendo também aos pedidos dos próprios moradores. Há denúncias de uso indevido dos veículos, tanto para comércio como para uso de entorpecentes, além do temor da população pelo risco de contaminação da dengue, já que os carros abandonados podem virar criadouros do mosquito. Outras preocupações são relativas a animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e até cobras”.


SINTONIA COM A POPULAÇÃO

Para Tadami Kawata, secretário municipal de Mobilidade Urbana, a reação dos proprietários pode ser vista como um sucesso na interação entre comunidade e administração. “Constatamos que quase 40 carros já haviam sido recolhidos pelos próprios donos até data-limite. Sobraram apenas seis carros, cujos proprietários não responderam devidamente. De modo geral, a resposta foi muito positiva”.

Os recolhimentos de três dos seis veículos irregulares, realizados na segunda-feira (1.º) nos bairros Atlântico e Porto Real, foram acompanhados por unidades móveis da Guarda Municipal e destacamentos de apoio da Polícia Militar. Os carros remanescentes ainda estão dentro dos prazos concedidos, e haverá um levantamento de terrenos ocupados para nortear intervenções, sendo particulares ou públicos.

Nenhum comentário: