AGENDA CULTURAL

3.6.15

Os manos deram exemplo

Racionais diante do grande público de Araçatuba
Hélio Consolaro*

Aconteceu a 9.a Virada Cultural Paulista 2015, iniciada em 2007. Muita expectativa, mas tudo foi muito bom. O tempo foi bom, porque choveu. Tempo bom é com chuva, com rios cheios, com água boa para beber.

Houve mudança de local do palco principal 15 dias antes: praça Getúlio Vargas, praça Olímpica ou Avenida dos Araçás? Prevaleceu o último, conforme orientações da Polícia Militar. Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado já estava com evento religioso programado para a mesma data.
 
Palco com Racionais em Araçatuba
O prefeito Cido Sério (PT) aproveitou o ensejo e determinou que não se faça mais na Getúlio Vargas nenhum evento cultural, tendo em vista que ela foi restaurada para sediar atividades físicas.

Em termos de público, a mais prejudicada em perda de público por causa da chuva foi Wanderleia, mas com guarda-chuva, com amparo da marquise da antiga estação ferroviária a “ternurinha” da Jovem Guarda cantou, comoveu a plateia de fãs.

“Opção 7”, banda “Rádio 54” e “Som sobre Tom”, todos de Araçatuba, também não conseguiram se apresentar na praça João Pessoa porque choveu.      
 
Mano Brown cantando em Araçatuba
Em compensação, no sábado, 30/05/2015, meia-noite, Racionais MCs arrastaram uma multidão para a avenida dos Araçás. Há muita expectativa em torno do número, nunca vi tanta gente num só lugar naquele dia.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal trabalharam em sintonia, nada de grave ocorreu. Agradecemos também ao Corpo de Bombeiros que nos orientou para garantir a segurança no local do show. Acima de tudo, os  manos deram exemplo, entenderam o momento.
 
Wanderleia na Virada Cultural de Araçatuba
Assim, Araçatuba vai se tornando um pulsante centro cultural da região, tanto na iniciativa pública como na privada. Nossas casas noturnas andam “bombando” com seus shows.

No próximo domingo, 14/6, 17h, no teatro da Unip teremos a peça teatro “Chuva Constante”, com Malvino Salvador, artista da TV Globo. Será um momento das mulheres quererem ver o bonitão das novelas. Uma parceria entre as secretarias da Cultura, municipal e estadual, e a Unip, que oferece o seu teatro para grandes eventos.

Assim, por determinação do prefeito Cido Sério (PT), a Secretaria Municipal de Cultura articula parcerias para que o município mantenha uma política de diversidade cultural.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: