AGENDA CULTURAL

1.6.15

Seminário Internacional sobre sistemas de cultura, em Brasília

Público presente - participantes do seminário 
Hélio Consolaro*

Estou participando do Seminário internacional de sistemas de cultura, política e gestão cultural descentralizada e participativa, em Brasília. Além de brasileiros, há representanes da Colômbia, Espanha, França e Uruguai.
Hélio Consolaro, secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP, ao lado de Juca Ferreira, ministro da Cultura, no segundo mandato da presidenta Dilma
A solenidade de abertura foi realizada no Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília, com a presença do ministro da Cultura Juca Ferreira. 


Houve a apresentação da Orquestra Popular Marafreboi, de Brasília. O nome "Marafreboi" é uma mistura das palavras "marcatu", "frevo" e "bumba meu boi". Também, durante o coquetel servido, um grupo de choro se apresentou no jardim do memorial.  

O seminário vai se desenvolver nos dias 2 e 3 de junho no Hotel Nacional, onde também estão hospedados os participantes. Há gente de vários estados do Brasil, como também a cúpula do Ministério da Cultura. 
Orquestra Popular Marafreboi, de Brasília 
Manhã de terça, primeira mesa de debates: Gestão pública da cultura-visão sistêmica - descentralização e participação. Na parte da tarde, painéis sobre os desafios e perspectivas do processo de estruturação do Sistema Nacional de Cultura.

Manhã de quarta-feira, 3/6/2015: painéis sobre Planos estaduais e municipais de cultura - ferramentas de planejamento e participação social. Na tarde de quarta-feira, roda de conversa com troca de experiências sobre os sistemas estaduais e municipais de cultura. 

Como disse o ministro Juca Ferreira, a cultura não é tão estatal como são a Educação e a Saúde, por isso organizar o sistema demora mais, porque nela precisa estar presente com muita força a cidadania.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP


Nenhum comentário: