AGENDA CULTURAL

19.9.23

Futuros médicos

 

Faculdade de Medicina - Jornal El País

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Eles estarão à volta de mesas cirúrgicas, com precisão de gestos, sem poder ser portador de delirium tremens, nem usuários de drogas (CONSA, 2004).

Há certos fatos, às vezes cômicos ou trágicos, que falam por si, mostram a sua crueza de imediato. Não sobra espaço para a criatividade do cronista. Mas vou teimar, quem sabe minha habilidade superará os obstáculos.

A notícia “Alunos de medicina ficam pelados e simulam masturbação durante jogo de vôlei feminino em campeonato universitário em SP” (G1 18/09/2023) é sobre um fato ocorrido em abril de 2023.

É bom dizer que eram alunos de faculdades particulares cujos pais pagam altas mensalidades, não há ninguém de favela entre os descabeçados.

Só veio à tona agora, porque vídeos caíram na rede social, portanto, está provado que ninguém ou nada existe fora dela.

Nas redes sociais, os vídeos foram compartilhados afirmando que os estudantes simularam masturbação coletiva no campeonato Intermed (surgido em 1966), evento esportivo entre faculdades de medicina.

Desde o tempo de Sócrates, milênios antes de Cristo, o filósofo reclamava da má conduta da juventude. As reclamações eram parecidas com as de hoje, século 21. Sempre a mesma coisa, os velhos reclamando da geração em ascensão. Logicamente, se ouvia sempre a expressão: “Esse mundo está perdido”.   

Em 2004, quando era prefeito de Araçatuba o médico Jorge Maluly Neto, a cidade recebeu a competição Pré-Intermed. Também aprontaram com a cidade, desfilando de cueca ou pelados pela cidade, se hospedaram em escolas, e das janelas jogavam garrafas vazias de cervejas nos transeuntes. Fizeram um churrasco no gramado do Estádio municipal Ademar de Barros e queriam impedir o jogo entre Bandeirantes x AEA. Verdadeiro escândalo na provinciana Araçatuba.

Tais comportamentos estão nos limites do desatino (pecados da carne e contra a razão) e culpabilidade (onde a loucura avizinha-se do pecado). Com a idade, o médico vai descobrindo que seu trabalho precisa estar conectado com a natureza.   

Ninguém quer proximidade com tais criaturas, monstros criados e renegados por nós. O presidente Lula, lá de New York, interrompeu o seu discurso na ONU e mandou o seu ministro da Educação Camilo Santana punir tais desvarios.

Sem dizer que há centenas de brasileiros fazendo Medicina no Paraguai. É o fundão das salas de aula do ensino médio e dos cursinhos se manifestando: papai pagou, passou no vestibular.  

Mas as perguntas que cada brasileiro está se fazendo são as seguintes: meu médico foi assim, quando era estudante? Meu filho aprontou enquanto fazia a faculdade fora? 

Não sejamos tão cruéis com a juventude, pois daqui a alguns anos, estará nos atendendo no sistema de saúde com aqueles olhos de piedade, como semideuses. Cada fase da vida com suas contradições.  

3 comentários:

Ventura Picasso disse...

"Assim caminha a humanidade"?

Anônimo disse...

Bando de moleques irresponsáveis e idiotas, é o que são

Anônimo disse...

Não! Assim o trem acaba pegando quando finalmente, estão nos trilhos.