AGENDA CULTURAL

25.8.15

Igualdade racial e fim de intolerância religiosa



25.08.15 - Para construção de igualdade racial e formular políticas destinadas a combater fatores de marginalização, promovendo integração social da população negra, a Prefeitura realizou o 1.º Encontro Regional de Juventude de Povos Tradicionais de Terreiro de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Participação Cidadã (SMPC). Interessados de dez municípios da região participaram do evento, com objetivo de traçar ações que potencializem a participação político-social, na busca por afirmação de direitos.

Durante o evento, os participantes dialogaram sobre políticas públicas que envolvem questões relacionadas a religiões de matriz africana. Também houve participação de equipe do Programa Saúde da Família (PSF), ministrando palestra sobre anemia falciforme.

Um debate sobre genocídio da juventude negra, promovido pela advogada Ariele Campos, produziu expressiva troca de ideias. Junto ao jornalista André Luiz Moraes, a advogada também conduziu palestra sobre o projeto Kizomba, que visa articular a juventude de povos tradicionais de terreiro do Estado de São Paulo para discussão de políticas públicas.

Membro do Conselho Consultivo dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Embu das Artes, na grande São Paulo, babalorixá Odessi ministrou palestra sobre segurança alimentar. O mestre Aderbal Ashogun Moreira abordou problemas e dificuldades que a juventude de povos tradicionais de terreiro enfrenta diariamente.

Para o coordenador do Fórum de Construção da Consciência Negra, Carlos Valêncio, “é importante que Araçatuba promova e participe de eventos como esse, pois a maioria dessas pessoas vive na invisibilidade, não participa com medo de se expressar. Esses encontros servem para contribuir e mostrar que nós – enquanto poder público – estamos abertos a diálogos com povos tradicionais de terreiro. Assim, combatemos a intolerância religiosa".

O 1.º Encontro Regional de Juventude de Povos Tradicionais de Terreiro de Araçatuba “é mais uma das ações do governo municipal para mudança de valores e estímulo à conscientização, visando construção de sociedade verdadeiramente igualitária”, destacou o prefeito Cido Sério, na abertura. Oficialmente, Araçatuba é a primeira cidade do Estado de São Paulo a aderir ao Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República do Brasil), que aconteceu em setembro de 2014. E a sexta no Brasil.

A secretária municipal de Participação Cidadã, Cidinha Lacerda; a vereadora Tieza Marques; o presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Alexandre Cândido Alves; o coordenador do Fórum de Construção da Consciência Negra, Carlos Valêncio; e o presidente da Associação Cultural Afrobrasileira de Araçatuba, Joaquim Januário Pereira, também participaram da cerimônia de abertura, em companhia de vários líderes religiosos. O início foi na noite de 21 de agosto, com encerramento no dia 23, na escola municipal Enoy Chaves, no bairro Panorama.

Nenhum comentário: