AGENDA CULTURAL

25.8.15

Como inserir seu livro na internet

Gilmar R. Silva
Sempre foi o sonho de todo escritor se livrar do editor e da gráfica. Ser ele mesmo dono de sua obra. Com o advento da revolução digital, isso já é possível. O escritor cria sua obra, edita-a digitalmente e a põe à venda na internet. Este circuito de um só está começando, mas promete muito.

A 7.ª Jornada de Literatura de Araçatuba, 2015, terá uma oficina de edição de livros digitais dirigida por Gilmar R. Silva. Ela será proporcionada pelo Sesc de Birigui, na biblioteca municipal Rubens do Amaral no dia 16/9, quarta-feira, a partir das 8h30, com dois períodos de duração.
A biblioteca municipal possui wi-fi, basta cada inscrito levar o seu notebook. Inscrições no Sesc (gratuitas)– Polo de Araçatuba (18 3608 5400) ou na própria biblioteca (183622 5559), em horário comercial.    

PROPOSTA PEDAGÓGICA –
Redigida por Gilmar R. Silva 

Workshop: Blog isto, escritor!
A autopublicação está longe de ser um fenômeno recente, ela acompanha toda história da literatura. No entanto, no mundo contemporâneo, autopublicar-se passou a ser considerado por muitos escritores e aspirantes a escritores como algo menor. Prática de gente menos talentosa. Um pensamento que não poderia estar mais errado, pois grandes nomes da literatura se autopublicaram no começo da carreira. Charles Dickens, Stephen King, Edgar Allan Poe e o brasileiro Daniel Galera são bons exemplos de autores que levaram à cabo a ideia do “faça você mesmo”. Não bastasse, autopublicar-se no século XXI é muito mais fácil comparado com cerca de 50 anos atrás. A internet oferece inúmeras opções a um clique de distância. 

Dos padres copistas da Idade Média, passando pelo clássico Ullysses de James Joyce (também autopublicado), pelos fanzines de poesia da segunda metade do século XX até a era dos blogs no século XXI, um obstáculo foi amplamente superado: o de “onde publicar?” e “com que dinheiro?”. Hoje, plataformas digitais gratuitas se acotovelam na web para atrair escritores. 

Mas se por um lado não faltam lugares para publicar e o custo é zero, chamar a atenção dos leitores na era da cultura digital é tarefa das mais árduas. Não é fácil ser lido, pois além da qualidade literária é necessário se destacar em meio a multidão de escritores e produtores de conteúdo. E é isso, “se destacar”, que o workshop “Blog isto, escritor!”, ministrado pelo jornalista especializado em cultura digital, Gilmar Silva, procura ensinar aos escritores. 

Um objetivo alcançado por meio de técnicas adotadas por portais de conteúdo como Buzzfeed e Upworthy (campeões de audiência na internet), bem como com a consultoria sobre quais as melhores plataformas para escritores e dicas preciosas sobre webdesign, banco de imagens, storytelling, crowdfunding e publicação colaborativa. Gilmar Renato da Silva Comunicação | Eventos | Cultura Digital (12) 9 9184 – 2291 / 3662-5202 www.gilmarsilva.com
GILMAR R. SILVA Comunicação e Cultura Digital
www.gilmarsilva.com
PLANO DE AULA
Introdução do curso e Debate “Por que se autopublicar?”
Para que servem as editoras no século XXI? Por que você escreve, escritor? E pra quem você escreve? 
Posso ser remunerado me autopublicando na web? Quais as vantagens de ter um e-book online? Essas e outras questões pontuam a primeira parte do workshop. 

História da autopublicação
Nesta parte do workshop os alunos conhecem um pouco da história da literatura por meio da autopublicação.
Memes, Cases modernos + Plataformas e ferramentas.

Aqui os alunos conhecem os segredos dos memes e virais para chamar atenção em seus sites, blogs, e-books e redes sociais, por meio de cases de sites como Buzzfeed e Upworthy. Para logo em seguida serem apresentados às facilidades da autopublicação no século XXI. Com exemplos práticos e navegação por plataformas como Wordpress, Wix, Tumblr, CreateSpace, Papyrus, Lulu, Medium, Storybird entre outros. Além de receberem dicas valiosas sobre webdesign, banco de imagens, storytelling, crowdfunding e publicação colaborativa. Tudo para os escritores deixarem seus trabalhos mais criativos e atraentes para os leitores. 

Mão na massa:
Na última parte do workshop os participantes são convidados a publicar online um texto de autoria própria em alguma das plataformas apresentadas, lançando mão das dicas de design e marketing on line aprendidas durante o workshop. Ao final, alunos e professor trocam links com seus trabalhos para que estes sejam comentados virtualmente posteriormente. Mas caso haja tempo hábil essa leitura pode ser realizada em sala de aula.

Nenhum comentário: