AGENDA CULTURAL

14.9.15

Atende Fácil vai mudar o conceito de atendimento ao contribuinte


Jornal O LIBERAL, 13/09/2015

O prédio que abrigará o Atende Fácil, projeto da Prefeitura de Araçatuba que pretende agilizar e aperfeiçoar o atendimento municipal à população, será inaugurado na próxima sexta-feira (18), mas só estará com os serviços funcionando na segunda (21). O evento de inauguração está marcado para acontecer às 19h. O prédio está localizado na Rua Oscar Rodrigues Alves, próximo ao cruzamento com a Rua Luiz Pereira Barreto, no centro.

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, foi convidado para a inauguração, mas ainda não existe a certeza de que o araçatubense estará presente. Com esta unidade, a administração que transformar o atendimento ao público.

Os serviços apresentados pelo Atende Fácil serão diversos. Segundo Hélio de Matos, diretor do departamento de Tecnologia da Prefeitura de Araçatuba, 55 funcionários já foram contratados e treinados para poder atender a população dentro de cada serviço oferecido. O investimento do empreendimento foi de R$ 2.385.654,44.

"Nós deslocamos 14 áreas da prefeitura para o Atende Fácil. Todos os serviços que eram feitos na prefeitura, poderão ser feitos neste prédio, exceto os atendimentos relacionados ao Banco do Povo, programas sociais e da Educação", explicou.

Atendimentos de secretarias como a do Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Fazenda, Vigilância Sanitária, entre outros estarão disponíveis no Atende Fácil. "O objetivo é melhorar o atendimento para a população. A gente acredita que, inicialmente, poderemos fazer cerca de 400 atendimentos por dia, mais de 8 mil por mês. Nossa estimativa é que o tempo de espera de cada munícipe seja de aproximadamente 20 minutos".

Além dos serviços da prefeitura, o local também contará com espaços destinados aos atendimentos relacionados à Samar (Soluções Ambientais Araçatuba), concessionária responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto da cidade e da Fundação Procon.

"Vale destacar que todos os atendentes, exceto os da Samar e do Procon, são funcionários efetivos. Nós não estamos terceirizando os serviços", acrescentou Matos.

Os atendimentos presenciais estarão aliados aos serviços digitais. O Atende Fácil também vai disponibilizar aproximadamente 700 tipos de serviços no site da prefeitura (www.aracatuba.sp.gov.br). "Alguns serviços, como por exemplo a emissão de uma certidão de qualquer tipo, poderá ser enviada por e-mail".

RECURSOS
Os recursos para a implantação do programa, orçados em mais de R$ 2,3 milhões, são originários do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), transferidos por meio do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), via Caixa Econômica Federal. Este programa prevê modernizar a gestão administrativa e fiscal da Prefeitura, garantindo agilidade no atendimento e promover transparência nas ações públicas.

A ordem de serviço para a construção da obra foi assinada em agosto de 2013 pelo prefeito Cido Sério com previsão de inauguração em 180 dias, porém, houve atrasos por causa do prédio antigo, que precisou ser demolido cuidadosamente, já que havia o risco de prejudicar a estrutura de prédios vizinhos.

Inicialmente, o atendimento do local será feito das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Prédio será o terceiro ponto do Wi-Fi gratuito em Araçatuba
O prédio do Atende Fácil será o terceiro ponto onde será disponibilizado para a população sinal de Wi-Fi (internet sem fio) gratuito em Araçatuba. "Vamos colocar a internet lá para que as pessoas possam acessar enquanto esperam pelos atendimentos", disse Hélio de Matos.

O primeiro ponto do Wi-Fi gratuito oferecido em Araçatuba foi na Praça Rui Barbosa, no centro. A internet sem fio pública começou a funcionar no local na segunda quinzena de agosto. Outro local que também conta com o serviço, agora, é o Paço Municipal. "Em breve a rodoviária também vai contar com o Wi-Fi", informou Matos.


Para ter acesso ao Wi-Fi, o usuário precisa buscar a rede em seu celular, tablet ou notebook, fazer um cadastro com seus dados pessoais e depois conectar-se. (K.E.)

Nenhum comentário: