AGENDA CULTURAL

19.10.15

A favor do Ponto MIS

Sirlei Nogueira*

Em Araçatuba, até meados de 2013 vários segmentos das artes caminhavam bem. E continuam assim, apesar da atual situação econômica, a partir da política pública empreendida pelo prefeito Cido Sério desde o primeiro ano da gestão, em 2009.

As criações do Conselho Municipal de Políticas Culturais (31.08.2009), do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (29.11.2011), em sintonia com a já existente Secretaria Municipal de Cultura transformaram o cenário artístico na cidade. Esses quatro ‘atores’ integram o Sistema Municipal de Cultura de Araçatuba, criado no mesmo dia 29 de novembro de 2011, conforme regras do Ministério da Cultura.

Em relação ao audiovisual, até 2013 pouco havia na cidade, a não ser experiências eventuais sobre setores (empresas, construções, country club) e uma produção cinematográfica no final da década de 60 e início dos anos 70.

Esse é o cenário – carência e/ou falta de informações – que motivou a busca por algo novo no contexto do audiovisual na cidade. Desta forma, em contato com o Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo, teve início o Programa Pontos MIS, em julho de 2013. A parceria oficial é com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Nesse período foi possível atender diversos públicos, com exibições de filmes e oficinas realizadas: alunos de escolas públicas (grande maioria), menores em situação de vulnerabilidade social vinculados a equipamentos públicos e ONGs, alunos de ensino médio e superior, adolescentes internos na Fundação Casa, profissionais do setor e outras pessoas de todas as idades e classes sociais interessadas em informações básicas ou conhecimentos aprofundados sobre esse universo.

O Programa Pontos MIS contribui para uma nova realidade no cenário do audiovisual em Araçatuba, cidade do interior que, a exemplo de outros mais de 130 municípios, não deseja ser privada de bons projetos culturais como esse, focado em formação de público, difusão do cinema e estímulo à produção local. Aliás, um novo capítulo nessa história.

Por isso, Araçatuba endossa o ‘Pedido de apoio ao Governo do Estado de São Paulo em favor do Programa Pontos MIS’.

*Sirlei Nogueira, jornalista e voluntário do Ponto MIS em Araçatuba-SP

Nenhum comentário: