AGENDA CULTURAL

26.10.15

O caso que virou causo

Hélio Consolaro*

"Estudo de Causo", mas em linguística ou noutra ciência seria "estudo de caso". Nesse trocadilho está o rumo do livro. Na verdade, é um estudo de caso que virou estudo de causo. O livro rompe com as barreiras dos gêneros literários.

O pequeno prefácio feito pelo autor Paulo Henrique Pappen, nascido em 1986,  explica isso tudo: "Este livro é resultado de uma pesquisa de campo que eu fiz em 2013, na localidade de Nossa Senhora das Grotas, em Caxias do Sul, RS. São causos que eu gravei e depois transcrevi. Outras informações e explicações estão em notas de rodapé. O todo pode ser lido como um trabalho de linguística, um livro de contos e quem sabe, um romance".

Na ficha catalográfica, aparece a classificação "romance", "prosa ficcional", mas não é o que parece e o que autor tenta explicar. Na verdade, dá para fazer duas leituras do livro.

PRIMEIRA LEITURA: conta-se o caso que o cientista colheu para fazer sua dissertação de mestrado. Nesse trabalho, ele se transforma em escritor, monta uma narrativa, vira um "estudo de causo".

SEGUNDA LEITURA: rodapé, nele está o estudo de caso, a explicação científica de cada registro colhido. Nessa parte do livro, o cientista dialoga com sua orientadora.  

Conheci pessoalmente Paulo H. Pappen em 2014, quando foi contemplado com o 2.o lugar, categoria nacional, no Concurso de Contos Cidades de Araçatuba, com o texto "Mas o homem era velho, já". Ele veio dos pampas, gastando todo o prêmio, para recebê-lo pessoalmente. Um aventureiro, ousado, sem medo de enfrentar desafios. Valeu a pena conviver com ele alguns dias.

Ficamos amigos no Facebook. Recentemente, ele timidamente me ofereceu o seu livro, com endereço digital para comprá-lo. Fiz a encomenda, a editora prontamente me mandou o livro. E assim estabeleceu o contado entre obra e leitor.

Para quem quiser defender alguma tese sobre a mistura dos gêneros ou a tênue fronteira dos gêneros literários, o livro "Estudo de Causo" é um bom objeto. Sem falar de sua qualidade literária na narrativa e sua facilidade em explicar ao leitor comum as questões científicas da linguística.

"Estudo de Causo", 155 páginas, Editora Penalux, Guaratinguetá: R$ 40,00. Clique aqui para comprá-lo.     

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: