AGENDA CULTURAL

25.10.15

Celebridades da cultura caipira

Na queima do alho deste domingo, 25/10/2015, no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, tivemos algumas celebridades da cultura caipira, da moda de viola. O resgate da cultura caipira em Araçatuba tem três responsáveis: Cláudia Colli que sempre persistiu, presidenta do Centro de Tradições Culturais; Hélio Consolaro (PT), secretário municipal de Cultura; e, principalmente, do prefeito Cido Sério (PT).

A maior delas foi a presença de Valdemar Reis, que nasceu em Araçatuba, mas escolheu Rio Preto como cidade de seu coração, esteve lá para prestigiar a festa a convite da dupla Rodrigues Viola e Henrique. Possui mais de 300 músicas compostas, mas a mais conhecida é Reino Encantado.

Quando eu não sabia que Valdemar Reis era araçatubense e morava no Oeste Paulista, ouvia Reino Encantado e gostava (e gosto) muito dela, ficava a pensar: "o compositor parece que viveu a nossa realidade, quando se deu o êxodo rural".


Prefeito Cido Sério (PT), Araçatuba, segura o disco de Valdemar Reis, homenageando compositor sob os olhares do secretário municipal de Cultura Hélio Consolaro (PT) 

OUÇA REINO ENCANTADO COM DANIEL, CLICANDO AQUI

Contamos com a presença de Noel Andrade, violeiro dos bons, que não cantou, não trouxe a viola, veio para prestigiar a festa. Trocou figurinhas com todos os violeiros presentes.


Violeiro Noel Andrade conversa com o prefeito Cido Sério 
Outro violeiro importante que fazia parte do projeto foi Guilherme Tenório. Este cantou para deleite de todos. 
Guilherme Tenório e sua viola

A moça que mais chamou a atenção de todos e todos quiseram tirar fotos a seu lado foi a Viola gigante que o João Viola (Maringá-PR) fez para homenagear  Tião Carreiro. Ela ficou exposta no recinto da Queima do Alho:


Tivemos também presente, comandando os trabalhos ao lado De Billy Branco, o poeta caipira Jota Carvalho, de Barretos.
Jota Carvalho (foto) e Billy Branco animaram a festa
OUÇA O POEMA "RELATO DO TOURO BANDIDO" DE JOTA CARVALHO, CLICANDO AQUI

BILLY BRANCO - LOCUTOR DE RODEIO - OUÇA-O CLICANDO AQUI

Violeiros de Araçatuba:

Parreira e Rei do Vale ao lado de Valdemar Reis 

Du Viola e Horizonte sob a observação de Valdemar Reis 
Rodrigues Viola e Henrique foi a primeira a dupla a se apresentar, às 11h
Augusto César e Leandro, abraços por uma fã
Para dizer que eu não falei das comitivas Saudades do Corredô, São Francisco, Fogão de Lenha, Sereno da Madrugada que matou a fome de quase 500 pessoas, veja a foto seguinte:
As pessoas pegando a comida

A comitiva Saudade do Corredô com suas viaturas - Novo Horizonte-SP


Comissários de comitivas de Araçatuba
Comissário da Comitiva Fogão de Lenha
Autoridades presentes: secretários municipais do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Rozas; Turismo, Antônio Carlos Ferreira; Administração, Valdevino Bittencourt; Cultura, Hélio Consolaro.

Representantes da AGCIP: Daniel Tercino, Junior Zago e José Mozzambani Neto.
Cláudia Colli ao lado de Jota Carvalho



Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia Hélio !! Muito boa a matéria, e boa festa também pois estive lá e posso confirmar tudo. Porém só me permita lhe fazer uma lembrança e uma correção. A lembrança é que faltou vc falar da apresentação do grupo iniciante de catira que veio lá de Piacatu e se apresentou, e a correção se refere ao nome da música de maior sucesso do meu amigo Valdemar Reis, que não é "Reino Encantado" como esta escrito aí por três vezes, mas sim "Meu reino encantado". Fora isso tudo ok. Obrigado.