AGENDA CULTURAL

25.10.15

Praça do Parkour é novo espaço para práticas radicais em Araçatuba


23.10.15 - A Prefeitura de Araçatuba inaugurou um novo espaço para práticas radicais, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação. Na sexta-feira (23), a Praça do Parkour foi entregue à comunidade, em local que oficialmente chama Praça Cacique Valvim e que é conhecido como Praça Bom Tempo.

O prefeito Cido Sério e a secretária Cláudia Crepaldi, de Esporte, em companhia de diversos secretários e servidores municipais recepcionaram autoridades e público. O vereador Gilberto Batata compareceu à solenidade, que terminou com movimentos de alguns adeptos.

A área foi estruturada para os praticantes de parkour, atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente, de galhos e pedras até grades e paredes de concreto, pode ser praticado em áreas rurais e urbanas.

Homens que praticam parkour – arte do deslocamento – são conhecidos como traceurs e mulheres como traceuses. Em Araçatuba, na esquina das ruas Pedro de Toledo e José Teodoro de Lima.

O espaço contém 20 blocos de concreto, doados pela Construtora Estrutural, e barras para execução das acrobacias. A reforma da praça foi uma maneira de incentivar a interação entre munícipes e espaços públicos. Também foi reformado o calçamento tipo ‘peti pavê’ (mosaico português).

Outra modalidade radical que será praticada é slackline, baseada na arte do equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos. Desta forma, a pessoa pode caminhar e fazer manobras desafiadoras. As obras de reestruturação foram realizadas em parceria da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba).

Nenhum comentário: