AGENDA CULTURAL

19.10.15

Semana de Ciencia e Tecnologia em Araçatuba

19.10.2015 – Entre os dias 20 e 23 de outubro, a Prefeitura de Araçatuba promoverá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, por meio das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Saúde. Conforme orientação da ONU (Organização das Nações Unidas), que proclamou 2015 como ‘Ano Internacional da Luz’, o tema será ‘Luz, Ciência e Vida’.

Exposição temática do sistema municipal de ensino e de parceiros, com apresentações culturais, será a atividade principal nos quatro dias do evento, na escola municipal Henny Ferraz Homem, no bairro Ipanema. Visitas à Unesp/FOA, Etec/Fatec, Samar, Nestlé, Senai e UniSalesiano constam da programação (anexo).
 


Na apresentação do evento, organizadores destacam que “A vida na Terra depende da luz do Sol, garantindo diversidade e influenciando clima, agricultura etc... Está em vários procedimentos tecnológicos. Há diversas conexões entre luz e humanidade. E pode desempenhar papel estratégico na educação, pois sua transversalidade não respeita fronteiras disciplinares, culturais, geográficas ou temporais. É usada para identificar patologias, em neurologia; para conhecimentos sobre cores e objetos, na psicologia; diagnóstico e tratamento de câncer oral, na biologia; e nas artes: cinema, fotografia, dentre outras. Por meio da luz, na Cosmologia podemos estudar a origem do Universo, a partir das luzes desse passado remoto. Por isso afirmamos que sem ela não poderíamos viver nem compreender bem nosso mundo”.

O "Ano Internacional da Luz" objetiva ressaltar a importância da luz e das tecnologias óticas na vida dos cidadãos, bem como no futuro e desenvolvimento das sociedades de todo o Planeta. “E, por outro lado, destacar o potencial didático dela, no conhecimento científico em larga escala. Essa é oportunidade única para se inspirar, se educar e para se unir, em escala mundial”, concluem organizadores.

Nenhum comentário: