AGENDA CULTURAL

14.11.15

A biografia de um ídolo



Arnon Gomes e o seu terceiro livro
Hélio Consolaro*

O livro “O jornalista mais premiado do Brasil”, do jornalista Arnon Gomes, Araçatuba-SP, foi publicado graças ao prêmio recebido pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba, que é da Secretaria Municipal de Cultura. A Câmara Setorial de Artes Escritas leu o livro e resolveu publicá-lo por ter qualidade.

Este blogueiro não fez parte de tal Câmara Setorial do Conselho Municipal de Políticas Culturais que aprovou o livro do Arnon, mas respeitou e respeita  o trabalho dela. É melhor que um livro (ou qualquer obra de arte) receba recurso público por meio de julgamento de seus próprios pares do que ficar à mercê do julgamento de prefeito ou secretário municipal de Cultura. A escolha é mais objetiva, menos tendenciosa e sem clientelismo.

O livro é um relato da trajetória jornalística do repórter José Hamilton Ribeiro feita com os olhos da admiração de um fã. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso (TCC) de Arnon Gomes quando concluiu seu curso de jornalismo, adaptado à linguagem do livro.

Não houve revelações bombásticas da vida do biografado como costuma acontecer com biografias não autorizadas de personalidades, nem daria para fazer isso, pois a vida do biografado de certa forma é transparente. Arnon gosta, admira é “vidrado” em José Hamilton, fez-lhe uma homenagem.  

Arnon Gomes é jornalista, nascido em Santos (SP), em 25 de fevereiro de 1983. É editor-executivo do jornal Folha da Região, de Araçatuba (SP). Tem pós-graduação em História e Cultura e é também autor dos livros “Com véu de alegoria – cem anos de carnaval em Araçatuba” (Editora Somos, 2008) e “Genilson Senche, homem de ideias e ação” (Editora Somos, 2011). Membro da Academia Araçatubense de Letras.

O livro “O jornalista mais premiado do Brasil”  foi publicado pela Editora Eko Gráfica, Araçatuba-SP, 260 páginas, com orelha de Adelto Gonçalves, cronologia resumida e bibliografia do homenageado, indicações bibliográficas das publicações consultadas e índice onomástico. Muitas fotos e pela leitura do livro o leitor conhece sobejamente o homenageado. Preço: R$ 35,00.

Contatos com Arnon Gomes: 18 981573 3352 - arnongomes@bol.com.br


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: