AGENDA CULTURAL

20.11.15

Atende Fácil e a semana da consciência negra



18.11.15 – O ambiente na Central Atende Fácil estará temático até o próximo dia 25, três dias após o encerramento do 3.º Festival de Cultura Afro-Brasileira na Semana da Consciência Negra, realizada entre os dias 16 e 22. Trabalhos de alunos de escolas municipais (educação infantil e ensino fundamental) possibilitam a inserção nesse universo, no evento promovido pela Prefeitura de Araçatuba por meio das secretarias municipais de Participação Cidadã, Cultura e Educação.

“Aspectos históricos, culturais e artísticos da escravidão no Brasil e da vida na África foram abordados em sala de aula, em um trabalho interdisciplinar (história, português, matemática, geografia) com professores de arte e de ensino fundamental. Despertar a consciência para eliminação de todos os preconceitos norteou a atividade desenvolvida no quarto bimestre do ano letivo, com foco na igualdade para todos, dos direitos iguais”, explica a orientadora pedagógica de arte da Secretaria de Educação, Valdirene de Lima, que coordenou a exposição.

Ela destaca que “os alunos revelaram muita criatividade com a utilização de materiais reciclados, produzindo quadros, desenhos, artesanatos e maquetes, a partir da inspiração em livros e revistas. A Lei Federal 10.639/03 dispõe sobre Cultura Afro-Brasileira na disciplina de História. E desde 2014, a disciplina ‘Africanidade’ entrou em vigor em Araçatuba, na grade curricular da Educação Municipal”.


Além da exposição, o festival organizado para comemorar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), feriado em Araçatuba, agendou apresentações de música, dança, teatro, debates e outras atividades (veja programação). A intenção é zelar pela diversidade cultural, privilegiando a preservação da memória e das tradições, além de evidenciar a qualidade das expressões artísticas inseridas nas matrizes da cultura afro-brasileira.

ABERTURA INSPIRADORA

Na abertura oficial, o prefeito Cido Sério e a secretária municipal de Participação Cidadã, Cidinha Lacerda, reiteraram o compromisso em assegurar maior visibilidade para as questões da igualdade racial, com políticas públicas transformadoras. Os dois iniciaram as participações com leituras.

Após ler trecho do poema ‘Navio Negreiro’, de Castro Alves, a secretária defendeu que “não podemos ser escravos dos nossos preconceitos, negando nossas raízes e cultura. Devemos combater o preconceito em nós, que gera violência e que gera ‘apartheid’ em tudo. Essa será mais uma semana oportuna para aprofundar as reflexões”.

O prefeito Cido Sério escolheu para leitura trecho do best-seller ‘Deus Negro’, do sulmatogrossense Neimar de Barros. E ressaltou que “Araçatuba avançou sobremaneira nos últimos sete anos nesse processo de igualdade. Eu, você, nós precisamos construir um país com nossa cara, da diversidade, da nossa mistura. Araçatuba, São Paulo, Brasil e o Planeta precisam construir um mundo de humanos. Eu acredito que a maioria é do bem. Porém, devemos dizer e fazer. Nós, enquanto poder público estamos mostrando que é possível construir essa história. Araçatuba se tornou, nesses anos, referencial nacional no debate da igualdade entre os humanos”.

A vereadora Durvalina Garcia compareceu à abertura, no final da tarde do dia 16. Ela destacou outros avanços, além de Araçatuba, em nível nacional. “O presidente Lula e a presidenta Dilma também asseguraram contribuições fundamentais nesse processo, especialmente na educação, com a política de cotas, ProUni e Fies”.
Parceiros na realização do 3.º Festival de Cultura Afro-Brasileira na Semana da Consciência Negra também participaram da abertura: presidente do Fórum da Construção da Consciência Negra, Carlos Valêncio; presidente do Conselho de Igualdade Racial de Araçatuba (Compir) e da Associação Afro de Empreendedorismo e Cultura (Afroec), Alexandre Cândido; e presidente da Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba, Joaquim Januário.

SERVIÇO
Atende Fácil: rua Oscar Rodrigues Alves, 295
Segunda à sexta-feira, das 9 às 17horas

Nenhum comentário: