AGENDA CULTURAL

5.11.15

Curso de medicina de Araçatuba - treinamento

04.11.15 - Em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL), de São Paulo, a Prefeitura de Araçatuba iniciou na quarta-feira (4) curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Preceptoria para Residência Médica e Preceptoria no SUS (Sistema Único de Saúde). A cerimônia de abertura aconteceu no Centro Universitário UniSalesiano, com presenças de autoridades, facilitadores e 60 profissionais selecionados.

O prefeito Cido Sério; o secretário municipal de Saúde, José Carlos Teixeira; o diretor do Departamento Regional de Saúde II, Sílvio César Santos Orfão; o diretor clínico da Santa Casa de Araçatuba, Sérgio Smolentzov; e os três
gestores/facilitadores do curso (médicos Daniel Martins, Stelios Fikaris e enfermeira Lucila Bistaffa) compareceram à aula inaugural. Por meio de videoconferência, o superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês, Gonzalo Vecina Neto; o secretário de saúde de São Paulo, Alexandre Padilha; e o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto também participaram da cerimônia.

“Essa foi importante atividade de abertura e acolhimento aos médicos que vão atuar na formação dos futuros médicos residentes, da nossa faculdade de medicina, e aos demais profissionais da saúde. E é mais uma etapa da concretização desse antigo sonho em nossa cidade. Alcançamos essa conquista por meio do programa Mais Médicos, do Governo Federal, que além da faculdade contemplou Araçatuba com 23 médicos estrangeiros, que estão atuando com eficiência nas unidades básicas de saúde. São motivos para comemorar”, destacou o prefeito Cido Sério.


O curso gratuito de especialização (Preceptoria para Residência Médica e Preceptoria no SUS) possui carga total de 360 horas: 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância. Serão formados 50 médicos para preceptoria de residência médica e dez outros profissionais da área de saúde para preceptoria no SUS, como dentistas, farmacêuticos e enfermeiros. Eles estarão aptos para atuar como docentes em faculdades e residência multiprofissional.

Serão realizadas atividades educacionais sob orientação dos facilitadores de aprendizagem (gestores), utilizando-se metodologias ativas de ensino-aprendizagem no período de dez meses: dez encontros presenciais, cada um com três dias consecutivos e integrais de duração. Araçatuba é sede regional dentre os 48 municípios contemplados no Brasil (oito regiões), abrangendo Assis, Bauru e Jaú.

Para o médico Daniel Martins, gestor do curso junto a Lucila Bistaffa e Stelios Fikaris, o principal objetivo é formar bons profissionais e assegurar maior humanização na metodologia de ensino. "A expectativa é transformar os alunos em bons preceptores, para que eles também possam formar e multiplicar bons médicos e profissionais de saúde". 

Nenhum comentário: