AGENDA CULTURAL

18.11.15

Dalai Lama sobre Paris: “O ser humano cria o problema e agora pede para Deus resolver”


Para o líder espiritual máximo do povo tibetano, os problemas da violência e intolerância religiosa não serão resolvidos com orações: “Foram os seres humanos que criaram esse problema, e agora estamos pedindo a Deus para resolvê-lo. É ilógico. Deus diria: resolvam-no sozinhos porque vocês mesmos o criaram”
Por Redação
Tenzin Gyatso, o atual Dalai Lama – o líder espiritual máximo do povo tibetano –, se pronunciou sobre os atentados ocorridos em Paris na última sexta-feira (13). Em entrevista à agência DW, ele afirmou que os problemas da violência e intolerância religiosa não serão resolvidos com orações. “Eu sou budista e acredito na oração. Mas foram os seres humanos que criaram esse problema, e agora estamos pedindo a Deus para resolvê-lo. É ilógico. Deus diria: resolvam-no sozinhos porque vocês mesmos o criaram”, declarou.
“Precisamos de uma abordagem sistemática para fomentar valores humanistas, que promovam unidade e harmonia. Se começarmos agora, há esperança de que este século possa ser diferente do anterior. É do interesse de todos. Por isso, vamos trabalhar pela paz em nossas famílias e na sociedade, em vez de esperar pela ajuda de Deus, de Buda ou de governos”, completou Dalai Lama.
Para o líder espiritual, “os problemas que estamos enfrentando hoje são resultado de diferenças superficiais entre crenças religiosas e nacionalidades. Somos um só povo”. “Nossos problemas vão aumentar se não posicionarmos princípios morais à frente do dinheiro”, completou.

Um comentário:

Anônimo disse...

No geral Deus é desculpa para tudo. SE acontece o Mal, foi Deus que quis. SE foi o Bem, foi igualmente da vontade de Deus. O Homem não assume suas atitudes negativas. Mas não se cansa de alardear o que por obrigação o levou agir em favor do próximo ou da comunidade.

Bié.