AGENDA CULTURAL

4.3.16

Salvar a democracia

Hélio Consolaro*

Não gosto de escrever porque ouvi falar ou porque li em tal lugar. Se possível, procuro emitir alguma opinião sobre aquilo que vivi, participando ou sendo testemunha, de perto ou a distância.

A faxineira aqui de casa, diarista, que não é petista e nem conversamos muito sobre política, disse sem ninguém perguntar:

– Lula foi tão bom presidente, ele não merece essa perseguição.

Outra pessoa bem simples de meu convívio me perguntou:

– Será que estão fazendo isso com o Lula porque o Eduardo Cunha foi condenado?  

Veja bem, caro leitor, nestas duas falas há duas análises políticas complexas da atualidade brasileira. 

Porque Lula é um grande líder, como foram Getúlio Vargas e Juscelino Kubstichek, está pagando o preço, querem se livrar dele na eleição para presidente de 2018. Como fizeram com os outros dois, conforme a História do Brasil.

A mediocridade brasileira não tolera pessoas inteligentes, grandes lideranças, com postura de estadista, principalmente vindas das classes populares. 

O grande líder deles da direita corrupta é Eduardo Cunha, um político nanico: "Se mexer no deputado, vamos correr atrás do Lula." Como têm dinheiro, parte do Judiciário e da Imprensa também se corrompe.

Nesse jogo sujo, há uma senhora que precisa ser salva, sair intocável: a democracia, porque com ela é mais fácil encontrar as saídas para os problemas.   

Observação: o grande erro estratégico do PT nisso tudo foi lançar Lula a presidente para 2018 com muita antecendência. Isso aguçou sobremaneira a direita e deixou lideranças da esquerda, que querem ser candidatas, com um pé atrás em relação ao partido.   

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, direto e claro.