AGENDA CULTURAL

20.4.16

Batucando Araçatuba 2016 - em cada pancada, muita energia



“Em cada pancada, muita energia, momento de soltar os demônios e acolher os anjos com suas flautas: processo de santidade.” - HC

Hélio Consolaro*

A quarta edição do Batucando Araçatuba, 16/04/2016 - sábado - no pátio do Shopping  Praça Nova foi muito boa. Guardei o carro no estacionamento e nele assisti ao grande espetáculo.  Jovens, músicos, crianças, pais, avós, a família se fez presente, cerca de 2.500 pessoas. Vários ônibus de outras cidades da região.

Há gente que não dá muita importância ao evento, mas, além da curiosidade de tanta bateria e cajon reunidos num só lugar, numa única batida, como se fosse a única batera de uma banda entusiasmada, há também a alegria do encontro.


O Daniel Freitas, mentor do evento, se entusiasma com a questão recorde, 318 músicos tocando juntos, não havendo outro evento maior na América Latina, mas o que valorizo é o seu valor pedagógico, percebe-se o interesse das crianças e jovens pela música, nem que seja por um simples cajon (instrumento peruano).

A construção da narrativa histórica dos percussionistas na linha do tempo de Araçatuba, chegando até aos atuais, também foi uma preocupação do Daniel Freitas, um profissional preocupado com a memória de nossa cidade. A cada edição, uma novidade.


Crianças e jovens do Projeto Guri presentes, acompanhados por dirigentes e professores, todos vibrando com a música como maneira de formar cidadãos, de educar a mente e a sensibilidade.
Na próxima vez, a Fanfarra Municipal de Araçatuba não poderá ficar fora do evento, deve fazer uma apresentação com seus componentes para todos os presentes. Afinal, numa banda ou fanfarra, a percussão predomina.

A feira de instrumentos musicais foi a novidade deste ano. Uma oportunidade de pais adquirirem para seus filhos algo que pode emitir sons harmoniosos, de músicos conhecerem as novidades do mercado.
Valeu a ousadia de apoiar a proposta em 2013, todos nós sentimos bem com ele, inclusive a cidade.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatujba-SP 

Nenhum comentário: