AGENDA CULTURAL

8.5.16

Contemplados com o Troféu Odette Costa 2016

Entrega dos troféus, segunda-feira, 30/05/2016, 19h, no Shopping Praça Nova

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Cultura oficializarão mais um reconhecimento aos destaques no cenário cultural /de Araçatuba em 201, conforme determina Lei 4.905, de 23/10/1996. No próximo dia 30 de maio acontecerá a entrega do tradicional Troféu Odette Costa, em solenidade agendada no Shopping Praça Nova, térreo,  a partir das19 horas.

Artes visuais - artes plásticas

Aline Lopes
Essa  artista plástica araçatubense vem ao longo dos anos desempenhando um papel vital para o universo cultural da cidade. A cada ano a sua obra ocupa um papel cada vez mais importante, estando presente nos mais variados espaços da cidade.  Ministra aulas em seu ateliê, produz belíssimas obras em variadas plataformas, como as paredes do Shopping Praça Nova, está presente representando Araçatuba na fase estadual do Mapa Cultural Paulista e recebe hoje nosso mais uma vez merecido reconhecimento com a atribuição do Troféu Odette Costa 2016 pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba.

Artesanato
Silas Ramos de Oliveira

Das viagens que tinha como ofício, percorreu por várias cidades que tinha como curiosidade uma atenção especial ao artesanato local, que para ele era um universo desconhecido, ao mesmo, tempo tão íntimo e enigmático. Afastado das estradas, arriscou a sua criatividade com a madeira. Hoje, tem o seu talento reconhecido e o respeito de toda comunidade dos artesãos, daí a atribuição do Troféu Odette Costa 2016 pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba.


Fotografia
Yago Monteiro
Adicionar legenda
Talentoso  na arte fotográfica onde é exímio e também mestre, com  trabalho  realizado em exposição “Yago e seus alunos” e na cobertura da ViradaCultural  de 2015, fazendo registro uma arte, recebe  o Troféu  Odette Costa como reconhecimento da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba

Dança
A Academia Equilíbrio Natália Silva Ballet completou em agosto de 2015, onze anos de existência.
Com uma postura arrojada, a academia vem se destacando pela qualidade e diversidade das técnicas oferecidas e também pela intensa produção e realização de espetáculos e produções na área da dança.
Apenas entre maio de 2015 e abril deste ano foram mais de 25 apresentações, espetáculos e participações em concursos, por isso a atribuição do Troféu Odette Costa em 2016 como reconhecimento da Secretaria Municipal de Cultura ao trabalho realizado. Natália Silva, sua diretora, receberá o troféu. 

Literatura
Marilurdes Martins

Tempo de colher margaridas – Marilurdes Campezi
A escritora Marilurdes  Campezi é escritora consagrada em Araçatuba, com vários livros publicados, sendo acadêmica da Academia Araçatubense de Letras. Neste últimos anos, lançou vários títulos, sendo o último “Tempo de colher margaridas”. Segundo o escritor Hélio Consolaro, “trata-se uma obra produzida no outono da vida, mas para Marilurdes essa estação será longa, ela vai colher muitas margaridas, porque elas foram sementes bem plantadas na juventude. Um outono colorido. Com tanto sentimento, os versos só podiam sair brancos, assimétricos e livres”.

Literatura: biografia
Arnon Gomes

“O jornalista mais premiado do Brasil” - Arnon Gomes
Livro de biografia é o gênero do momento. Arnon 33 anos,  já está no segundo, sendo o primeiro sobre o jornalista Genilson Senche. O contemplado é jornalista,  nasceu e formou-se em Santos,  adotou Araçatuba como sua cidade, quando veio exercer a função de jornalista em 2003. Atualmente é editor-executivo do jornal. O livro “O jornalista mais premiado do Brasil”  foi premiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, tendo custeado a sua publicação. Agora recebe mais um reconhecimento da obra,  recebendo o Troféu Odette Costa 2016.  

Literatura infantojuvenil
Fernando Verga e a esposa, Amanda
“O alfaiate apressado e outros poemas” – Fernando Verga, 32 anos.
O autor é um jovem jornalista, mas também é músico e escritor. Com tenra idade, exerce a função de secretário municipal de Comunicação Social na Prefeitura de Araçatuba.  Seu livro “O alfaiate apressado e outros poemas” é um livro de poemas, gênero infantojuveni, que, para ser publicado, recebeu o prêmio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba.  Fernando  também já foi vencedor do concurso de contos Cidade de Araçatuba. Saiu de Braúna para estudar jornalismo da UniToledo  e passou morar em Araçatuba. Por essa precocidade competente, tem o reconhecimento da Secretaria Municipal de Cultura, atribuindo-lhe o Troféu Odette Costa 2016. 

Cultura popular
Grupo Figueira da Viola – 
Manuela Santana Trujillos

Foi no pátio do Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon que abriga à frondosa figueira, parte histórica do nosso município, e que por ela deu-se a origem ao grupo que tem como missão, o resgate da nossa música caipira, que em 2009 foi formado e batizado pelo encanto daquela frondosa figueira, onde como pólen musical fez-se semear a “FIGUEIRA DA VIOLA”. No dia 27 de fevereiro apresentou um belo espetáculo no teatro municipal Castro Alves, demonstrando que a cultura caipira sabe também ocupar os templos da cultura erudita. Daí o reconhecimento da Secretaria Municipal de Cultura ao grupo Figueira da Viola, na pessoa de sua coordenadora.

JORNALISMO CULTURAL  
Folha da Região – Caderno Vida

O jornal Folha da Região tem uma atenção especial para a cultura, com ênfase à araçatubense. O Caderno Vida possui editoria e repórter especializados e não mede esforços para divulgar a agenda da cultura local e regional. Ultrapassando,  em muito, a fronteira das variedades, por isso o reconhecimento da Secretaria Municipal de Cultural, atribuindo ao Caderno Vida e, por extensão, ao jornal, do Troféu Odette Costa.      

Música
Musical “Nuvem e feijão” – Josyanne M. Gomes Viana
Josiane e Júnio Viana

É um reencontro com o bom gosto, a poesia, o lúdico e o romântico. Agradável estética e musicalmente esse espetáculo é como um sonho bom, aquele que deixa saudades. Ele recebeu o prêmio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba para ser montado e apresentado.  A parceria do casal Junior Viana e Josy Martins e agora também seu filhinho, tocando, cantando e atuando juntos é um presente para cena cultural de Araçatuba e por isso são homenageados hoje com o premio Odette Costa categoria música.

MÚSICA DE BARZINHO
Antônio Mario Carteado de Oliveira, ou simplesmente Mario Carteado, apaixonado por música desde os dois anos, chegou a quebrar a vitrola de tanto tocar Tim Maia.
Iniciou seus estudos em 1993 com violonista Antônio Duarte Veloso; em 1996 iniciou tocando em bares do centro histórico e Pelourinho de Salvador, incentivado por Zé Eduardo Martins. Tocou em diversas bandas, mas em 2007 a convite do  prof. José Renato Gimenes, tocou em um show na praça João Pessoa acompanhado de vários ex-alunos do maestro. Apaixonou-se pela cidade e a qualidade de seus músicos e, então, em 2009 mudou-se de vez para Araçatuba , enraizando-se e tornando-se o rei das noites de nossa cidade, embalando shows em bares, com suas músicas de Jazz, blues, MPB e diversos ritmos musicais 
Por isso não podemos falar em um happy- hour em um bar de Araçatuba sem se lembrar desta figura que é Mário Carteado. O reconhecimento da Secretaria Municipal de Araçatuba pela música ao vivo dos lugares de entretenimento na pessoa de Mário Carteado, atribuindo-lhe o Troféu Odette Costa 2016.


Organização coletiva
Semana da Diversidade Sexual de Araçatuba – Fernando Fado
Fernandinho, desde os doze anos de idade participa de atividades artísticas. Escreve textos, seu primeiro foi “Eu e Ela” para a CIA um e outro, dirigido por Laerte Silva. Tendo Alexandre Melinsky, como mestre e mentor,  hoje domina os caminhos da produção de eventos. Entre eles: Cenata e Semana da Diversidade Sexual.

Contratado por oficinas Culturais de São Paulo produziu com maestria a “SIM” sendo pemiado em edital do ProAc.

ESPAÇO CULTURAL
Shopping  Praça Nova


Ficamos orgulhosos  ao ver que grandes empreendimentos se estabelecem cada vez mais em nossa cidade e ainda mais agradecidos quando esses empreendimentos se preocupam não só com seus aspectos comerciais, mas também cultura como marketing. Espaços que de alguma forma apoiam a arte de Araçatuba merecem nosso aplauso e é esse o caso do Shopping  Praça Nova, por isso a atribuição, por parte da Secretaria Municipal de Cultura do Troféu Odette Costa 2016.

MEMÓRIA
Associação Cultural Amigos da Memória Histórica de Araçatuba – Carlos Joaquim Rodrigues

Associação  Cultural  Amigos  da Memória Histórica de Araçatuba  sob a presidência de Carlos Joaquim Rodrigues ,  vem incentivando a conservação de nossa história através da doação de acervo riquíssimo de nossa ferrovia e ferroviários que possibilitou a  realização de um sonho, a criação do  Museu do Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues, que está em fase de conclusão na esquina das ruas Joaquim Nabuco e 15 de Novembro, Vila Ferroviária, Araçatuba.   

TEATRO
Senhora D – Caíque Teruel
Caíque Teruel  

Iniciou na dança aos 13 anos de idade, já tinha certeza que teria sua profissão na carreira artística. Formou-se em Artes Dramáticas unidade SENAC – ARAÇATUBA. Fundou a CIA OBSCENOS e encenou o monólogo “Senhora D”, com temporada nas oficinas Culturais Silvio Russo. Engajado na organização de festivais e Semana da Diversidade Cultural de Araçatuba. Membro do conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba. Trabalha no projeto Balé Municipal e na academia Stella Maris. Pela montagem da Senhora, texto da escritora brasileira Hilda Hilst, a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba contempla-o o com o Troféu Odette Costa de 2016 na categoria de teatro.

.
Contação de história
Flávia Maria Wollfowitz

A arte-educadora iniciou pesquisas na arte da narrativa após concluir pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes da USP. Fez participações na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e em vários festivais de contadores de histórias, como no Sesc Interlagos e no 10º Festival “A Arte de Contar Histórias”, em São Paulo, além de maratonas de contos em hospitais e escolas da rede municipal e estadual.
Compartilha contos da tradição oral de maneira lúdica e interativa, com apresentações repletas de magia e encantamento. Desenvolve o projeto “Mar de Histórias” por meio do teatro de papel japonês kamishibai, uma manifestação cultural muito peculiar, uma técnica especial da linguagem oral. Flávia é contadora de histórias e encantadora de públicos. Por contar histórias às crianças na biblioteca municipal Rubens do Amaral, quando as escolas visitam o local, estimulando a leitura, é que recebe o  Troféu Odette Costa 2016.

Três homenagens póstumas
  
1) Roberto Raniel era um artista plástico de grande potencial, fazia sucesso por onde passava com seus belíssimos trabalhos.  Sensível à temática urbana e suas características arquitetônicas teve seu trabalho reconhecido e consagrado. Excelente artista, excelente pessoa, que pena que seu tempo entre nós foi tão curto. Fica aqui nossa saudades e nossa homenagem. O Troféu Odette Costa é o reconhecimento do todo que perdeu a parte, o conforto da Secretaria Municipal de Cultura aos familiares.  
  
2) Marco Antônio de Oliveira Queirós – Querô
Em 1977, despontava para o cenário musical o autodidata que na sua humildade dividia os caminhos intrínsecos dos acordes a pluralidade ritmada. Nos seus toques originais brotava uma cumplicidade com seus pares de sonoridade ímpar, poética e com identidade própria. Entre cordas, sopros e percussões, registrou  a sua marca nos mostrando que o show não acabou. É assim que pensa a Secretaria Municipal de Cultura com a morte de Querô. O Troféu Odette Costa simboliza a saudade de todos.


3) Edgarzinho
Edgar Alves Davi, músico  multi instrumentista de trabalho reconhecido  na cidade de Araçatuba, que através de participações em festivais, barzinhos e incentivo na formação de novos músicos e pelo  bom humor contagiante que enriqueceu os dias e noites culturais  da cidade. Filho de outro músico: Edmundo Alves.  Recebe em homenagem póstuma o premio Odette Costa por ser um boêmio, seguindo as trilhas de seu pai. 


DESTAQUE NACIONAL:
Antônio Luceni dos Santos
Um aluno que se destacava na escola, por isso se aproximava dos professores e acabou se tornando um. Sua primeira graduação foi em Letras, a segunda em Artes Visuais e a terceira em Arquitetura e Urbanismo. Professor efetivo, por meio de concurso público, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Birigui, na disciplina de Artes Visuais. Acadêmico da Academia Araçatubense de Letras e Diretor da União Brasileira de Escritores. No ano de 2015, ganhou O Prêmio Nelly Novaes Coelho de Literatura Infantil (nacional) com o livro “O menino e o vento” que é sua terceira obra direcionada ao público infantojuvenil.


DESTAQUE ESTADUAL: 
Braseiro – Diretor: Mauro Júnior - ( Cia do Blefe )

Peça ambientada na  aridez não somente   geográfica, mas também  comportamental do jogo do poder que faz com que  o ser humano subjugue  a sua condição de ser.  
Foi apresentada várias vezes na cidade de São Paulo a convite da Secretaria Estadual de Cultura. Texto, cenário e interpretação construídos com primor, sob a direção de Mauro Júnior, representando tão bem Araçatuba na capital, o “Braseiro” merece o Troféu Odete Costa  de Destaque Estadual.


Revelação

Viviane  Nukamoto dos Santos

Viviane foi vencedora do Concurso de Composição Musical do Projeto Guri 2016, com participação de alunos alunos de 236 unidade do projeto e ganhou em 1º. lugar. É aluna de Araçatuba, curso de violão, 16 anos de idade.

Viviane fez sozinha a canção instrumental chamada “Minha História”, que será executada hoje. O Projeto Guri é executado para mais de 500 crianças em Araçatuba, uma parceria entre as secretarias estadual e municipal de Cultura. Por esse esforço conjunto de formação musical de nossa juventude e pelo esforço pessoal de Viviane, ela merece receber o Troféu Odette Costa 2016.


Destaque regional:
Breack Dow – Guns Cover

Formada em junho de 2014 por cinco músicos roqueiros fanáticos pela banda internacional de Hard Rock Guns n' Roses. A BREAKDOWN apresenta uma proposta de interpretar e representar o mais fiel possível as músicas, a performance da banda, inclusive com roupas e cabeleiras dos integrantes originais. Logo após a formação e apresentação em nossa cidade, começaram a surgir convites para apresentações na região e também fora do estado. Weslen Santos (vocal), João Scanferla (guitarra solo), Guilherme Bachiega ( guitarra base), Charles Max (baixo), Sandro Marques ( bateria. A  banda BREAKDOWN é participante do evento Contagiou – Araçá Rock. Daí receber o Troféu Odette Costa 2016.

QUEM FOI ODETTE COSTA

Odette Costa Bodstein militou mais de meio século no jornalismo, sendo homenageada pela Câmara de Vereadores de Araçatuba por duas vezes. Em 1982 recebeu Diploma de Honra ao Mérito, e em junho de 2003 a honraria Medalha Nove de Julho.

Odette Costa nasceu em Araçatuba, em 1927. Foi professora da rede pública por mais de 50 anos, lecionando nas principais escolas do Município. A carreira jornalística começou na revista Cadência, em 1953, com uma página dedicada ao público feminino. Nessa época, ela também organizava o concurso de beleza Rainha da Noroeste, que congregava candidatas de toda região.

Em 1956, ela ingressou no jornal A Comarca, onde assinava página para mesmo público e coluna social. Na década de 1960 iniciou atuação no jornal Tribuna da Noroeste, permanecendo durante 17 anos. E por mais de uma década publicou coluna social semanal no jornal Folha da Região.


Durante a carreira, Odette Costa também trabalhou para o público infantil, e foi responsável pela coluna Memória, que durante 20 anos destacou personalidades e fatos da história de Araçatuba. Devido a esse trabalho, a jornalista publicou dois livros: "Focalizando" e "História de Araçatuba", com mais de 400 páginas, que escreveu em parceria com professor e acadêmico Célio Pinheiro.

Odette Costa foi membro da Academia Araçatubense de Letras (AAL), sendo uma de suas fundadoras e presidente por dois mandatos: 1997 a 2000. E foi também a primeira mulher rotariana da região. Em agosto de 2014, a Prefeitura de Araçatuba inaugurou a escola municipal Odette Costa Bodstein, no bairro Ivo Tozzi, que atende 230 crianças de zero a três anos. Ela faleceu em 24 de agosto de 2006.

Um comentário:

Unknown disse...

Caramba, que legal! Muito feliz por ver meus amigos Luceni e Mario Carteado sendo homenageados...merecedores