AGENDA CULTURAL

27.5.16

Educação municipal de Araçatuba lança livro

Luís Carlos Custódio - secretário municipal de Cultura
25.05.16 – “Essa obra traduz o resultado de uma proposta pedagógica que aposta, fundamentalmente, no estímulo à autonomia e colaboração na infância, para formar sujeitos capazes de interagir e estabelecer trocas que favoreçam a realização coletiva”. Com essa síntese, o secretário municipal de Educação, Luís Carlos Custódio, oficializou o lançamento do livro ‘Fazer Em Cantos’ e encerramento da Semana do Brincar, promovida entre 16 e 24 de maio.

No dia 24, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Seção Araçatuba), Custódio representou o prefeito Carlos Hernandes no evento duplo, em companhia da vereadora Beatriz Soares Nogueira. Dentre os educadores estavam presentes a diretora de Ensino, Eliana Terence; a coordenadora de Ensino Infantil e Fundamental, Rosana Campetti; a representante da Secretaria de Educação de Pereira Barreto, Eliana Hara de Carvalho Rapello; e a professora da rede municipal, Priscila Salles Rodrigues Pessoa, protagonista da proposta que gerou o livro.

Alguns diretores, coordenadores e professores relataram experiências em sala de aula da nova proposta de educação infantil: ‘Do fazer em cantos aos encantos no fazer pedagógico’. Atualmente, 14 escolas municipais são espaços de ‘Fazer Em Cantos’. Secretarias municipais também foram representadas no evento.

Em 2010, a Prefeitura de Araçatuba inovou com o projeto "Fazer Em Cantos", por meio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é tornar mais atrativo o ambiente na escola de educação infantil e atender necessidades de aprendizado das crianças. A sala de aula é organizada em cantos de aprendizagem, onde a criança recebe uma atenção individual e desenvolve sua curiosidade, imaginação, capacidade de expressão e identidade cultural.

Conforme divulgação, “o direito de brincar e de viver plenamente a infância caracteriza o eixo que sustenta o livro, repleto de conteúdo que remete a essa concepção. Contudo, o que temos aqui é o relato do processo de construção de um modelo pedagógico e de experiências vivenciadas pelos profissionais da educação, pelos pais e, principalmente, pelas crianças, demonstrado nos registros que revelam a sua satisfação em conciliar a aprendizagem com o prazer de brincar. Mas, não se tratam de brincadeiras quaisquer; são manifestações lúdicas que estimulam a criatividade, com leveza e participação, ao mesmo tempo relacionando as manifestações autônomas ao sentido pedagógico nas atividades”.

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