AGENDA CULTURAL

31.5.16

Mississipi Tietê reúne blues e moda de viola - Araçatuba e Birigui - Sesc

Atividades revelam as origens de linguagens musicais distintas que possuem raízes ligadas à tradição rural
 
Sérgio Duarte
A partir do encontro simbólico das águas de dois rios distantes geograficamente, revela-se nesta mostra um pouco das origens de linguagens musicais distintas tecnicamente, mas com raízes profundamente ligadas à tradição rural de dois países continentais.
De um lado o blues e suas origens afro americanas, em especial nos escravos das plantações de algodão do sul dos Estados Unidos, no Delta do Rio Mississipi. De outro a moda de viola caipira, cuja origem remonta da fusão de ritmos afro-brasileiros, indígenas e europeus e está intimamente ligada à cultura musical do interior rural do estado de São Paulo, cujas terras são recortadas de sudeste a noroeste pelo emblemático rio Tietê, o único rio brasileiro que não corre para o litoral, mas sim para o coração do país.
Com essa abordagem a programação do projeto Mississipi Tietê, uma iniciativa do Sesc Birigui, conta com quatro atividades musicais e uma teatral. Na música Ari Borger, Ricardo Vignini e Sergio Duarte em um espetáculo inédito, apresentando o blues rural e a moda de viola caipira. O grupo Os Favoritos da Catira com um repertório tradicional de música e dança caipira. Haverá também o pagode rural de Índio Cachoeira e Santarém. Tem ainda o encontro do americano JJ Jackson com o guitarrista Giba Byblos apresentando um repertório tradicional do country e blues. E a Cia. Cênica de Rio Preto é responsável pela peça Sabiás do Sertão, que trata da dupla Cascatinha & Inhana, expoentes da música caipira.
 
Índio Cachoeira e Santarém
PROGRAMAÇÃO:

Música
Ari Borger, Ricardo Vignini e Sergio Duarte
Country Blues e Moda de Viola
Em um espetáculo inédito, Ari Borger, Ricardo Vignini e Sérgio Duarte, se juntam para realizar um mergulho nas raízes do blues rural e da moda de viola caipira. Utilizando piano, gaita, viola e voz, o trio promove uma fusão original e única, onde a lama do Mississipi se junta com as raízes brasileiras caipiras.
Ficha técnica:
Ari Borger – piano
Ricardo Vignini – viola caipira
Sergio Duarte – gaita e voz. Dia 3 de junho, sexta-feira, às 20h30. Teatro Castro Alves, em Araçatuba.

 Os Favoritos da Catira
Moda de Viola e Dança Caipira
O tradicional grupo Os Favoritos da Catira, formado no começo da década de 1980, apresenta um repertório tradicional da música e dança caipira em intervenções que procuram preservar e difundir as nuances e expressões culturais do espaço rural paulista. Dia 16 de junho, quinta-feira, às 20h30. Teatro Castro Alves, em Araçatuba
 
Ricardo Vignini
 Índio Cachoeira e Santarém
Moda de Viola
Índio Cachoeira, considerado um dos maiores violeiros em atividade, ex-integrante da dupla Cacique e Pajé, se junta a Santarém, ex-parceiro do Tião do Carro, para interpretar composições próprias baseados nos pagodes de violas cururus, e cateretês, além de pagodes rurais de Tião Carreiro.
Ficha técnica:
Índio Cachoeira – viola e voz
Santarém – violão e voz
Dia 29 de junho, quarta-feira, às 20h30. Teatro Castro Alves, em Araçatuba
Giba e JJ Jackson
JJ Jackson & Giba Byblos
Country Blues
Neste show inédito, o norte-americano JJ Jackson se une ao guitarrista brasileiro Giba Byblos, para executar um rico repertório de standards do Country Blues, com incursões nos seus vários estilos como o Delta e o Hill Country.
Ficha técnica:
JJ Jackson – voz
Giba Byblos – violão e voz
Dia 30 de junho, quinta-feira, às 20h30. Teatro Castro Alves

Teatro
Sabiás do Sertão
Cia. Cênica de Rio Preto
O espetáculo teatral e musical trata da vida e carreira de Cascatinha & Inhana, primeira dupla sertaneja formada por marido e mulher que, em sua trajetória, reverência com primazia à cultura raiz, o ser, estar e viver circense, o prazer da canção e do encantamento.
18/06, sábado, 20h, Praça da Matriz, Auriflama
19/06, domingo, 21h, Praça Dr. Gama, Birigui


Informações:
Sesc Birigui – Comunicação Social
(18) 3642-7040

2 comentários:

Anônimo disse...

Os dias do mês não batem com os dias da semana. Está confuso...

Hélio Consolaro disse...

Já foi corrigido, obrigado pelo apontamento.