AGENDA CULTURAL

21.11.16

Dicas simples para escrever um livro

Felipe Souza Santos  
Blasting News - 10/11/2016

Talvez muitos achem que escrever um livro é algo demasiado difícil, não apenas por achar que só intelectuais podem fazer, mas também usando a desculpa da falta de tempo. Esse tipo de pensamento é até comum para a maioria, porém hoje quebraremos esse conceito por completo. Você descobrirá que escrever um livro não é uma missão impossível e sim algo fácil e divertido.

Um dos empecilhos que dificulta a escrita de um livro é a falta de tempo. Já foi provado que um lugar ótimo para se escrever e poupar parte do seu tempo é dentro do ônibus. Se você não é muito fã de escrever em transportes públicos, tire parte do seu tempo de almoço para escrever (mesmo que sejam apenas quinze minutos). Se possível faça a meta de escrever 300 palavras por dia (que corresponde a uma página A5), assim em um ano você terá um livro de 365 páginas.

Organize suas ideias em um bloco de papel ou em uma agenda. Analise para ver se as ideias são boas. Crie uma espécie de roteiro para seu livro, pois você não quer começar a escrever algo sem ter uma base de onde quer chegar. Se nunca escreveu, comece com histórias pequenas de no máximo 60 páginas.

Procure livros que falem sobre o assunto que quer escrever. Absorva conhecimento, ler é uma grande fonte de inspiração para quem quer começar a escrever. Leia livros que falem sobre a escrita, existem muitos livros sobre o assunto (um ótimo livro que fala sobre o assunto é o Sobre a escrita — a arte em memórias de Stephen King).

E talvez a dica mais importante: escreva todos os dias, reescreva o que já escreveu. Não existe problema algum em reescrever um capítulo duas, três, dez vezes. Escrever constantemente é o que te tornará melhor na escrita. Faça metas de onde você quer chegar, faça datas para concluir um capítulo, assim você se tornará bem mais comprometido com o que está criando.

Não existe nenhuma fórmula mágica para escrever um livro. São simples as dicas, porém poupará parte do tempo que você gastaria pensando por onde começar, tornando algo que inicialmente parecia difícil em algo divertido e simples.

Nenhum comentário: