AGENDA CULTURAL

7.2.17

Os grandes times jogando no interior

Hélio Consolaro*

Tenho acompanhado mais os programas esportivos pela TV, como também leio jornais com edições digitais pelo celular e notebook.

Percebo que a imprensa paulistana perde a compostura quando a Federação Paulista de Futebol (campeonato estadual) e a Confederação Brasileira de Futebol (Copa do Brasil) organizam campeonatos que beneficiam o interiorzão com jogos dos times locais com as grandes equipes de São Paulo.

O fato de o São Paulo jogar em São Luís do Maranhão e o Corinthians, em Poços de Calda (MG), tirou o senso de um dos debatedores da Gazeta Esportiva. Gosto da TV Gazeta, sou fiel seguidor de seus programas esportivos, mas há alguns lá que exageram na sua ira e na sua parcialidade.

Se fosse a Globo, até entenderia a ira, seria interesse econômico, porque a emissora precisaria transmitir cada jogo realizado nos grotões, mas a TV Gazeta só tem programas de estúdio. Talvez seus debatedores tenham apenas uma visão empresarial do futebol.

Não sou simpático às duas organizações (FPF e CBF), elas podiam ser melhores, mas sei que alguém precisa organizar os jogos de futebol e e se possível esparramá-los por esse Brasil afora, como forma de democratizar a oportunidade de os interioranos virem um jogo do time de sua cidade ou de seu estado com os grandes times paulistas e brasileiros, nem que seja uma vez na vida, pagando caro pelos ingressos. 

Araçatuba não tem time de futebol, mas os araçatubenses costumam ir a Mirassol, Rio Preto, Penápolis ver o seu time do coração jogar.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

Nenhum comentário: