AGENDA CULTURAL

18.3.17

Bate-boca de prefeitos: conversa de desqualificados


Hélio Consolaro*

Algumas pessoas me procuram na fila do banco, em eventos culturais, enfim, na rua, perguntando que acho da administração do novo prefeito de Araçatuba, Dilador Borges.

Tenho dito que ainda é muito cedo para emitir uma opinião, porque só teremos um perfil do prefeito depois de um ano de sua administração, pois respeito a democracia e, como candidato derrotado, reconheço o vencedor. Nem que eu tivesse perdido por um voto, não ia propor o impeachment do vencedor. Saber perder faz parte de minhas parcas virtudes. E parece ser também do Luís Fernando da Lomy.

Por que um ano? No primeiro semestre, o vencedor ainda não desceu do palanque; no segundo, ele cai na real. Aos poucos, vai descobrindo que fez promessas impossíveis e que as críticas feitas ao prefeito sainte não tinha muito fundamento.

O jornal O LIBERAL, coluna Bastidores, edição de sábado, 18/03/2017, publicou uma nota muito interessante que ilustra aquilo que estou dizendo: “SUSTO DOS INEXPERIENTES: alguns membros do governo de Araçatuba que não tinham experiência do serviço público ainda levam alguns sustos. Acostumados às decisões imediatas do setor privado, ainda precisam aprender a conviver com as limitações legais e financeiras da área pública. Tudo é mais lento. Prazos precisam ser cumpridos. Não há como queimar etapas”.

Muitos desses sustos, as falhas dos inexperientes, não são assumidos pela nova administração, então jogam a culpa no falecido, ou seja, no antecessor.

Apesar de Cido Sério ter vendido a alma para o diabo, se esforçando para eleger uma bancada multipartidária na Câmara Municipal de Araçatuba para defendê-lo, “os seus queridos vereadores” passaram para o lado de lá. Ninguém faz a sua defesa.

Assim, ele mesmo teve que vir a público e se defender. Assim o bate-boca de Dilador Borges e Cido Sério pela imprensa e redes sociais  se estabeleceu, parecendo conversa de desqualificados.

Esse negócio de “Sustos dos inexperientes” vai me render outra crônica. Aguarde.


-->
*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Candidato a prefeito de Araçatuba, 2016, derrotado

Nenhum comentário: