AGENDA CULTURAL

13.6.17

Missa de Corpus Christi no Ginásio de Esportes de Araçatuba

Na época era vigário da Paróquia Santana de Araçatuba o Pe. Eugênio Rixen que foi bispo de Assis e agora dirige a Diocese de Goiás Velho. 

Celebração de Corpus Christi de 2016 - Araçatuba

Hélio Consolaro*

AGENDA: 15/6/2017 - Missa de Corpus Christi às 16h no Ginásio de Esportes Plácido Rocha, celebrada pelo bispo de Araçatuba Dom Sergio Krzywy. Depois, procissão sobre os tapetes.

Lembrar as coisas, rememorar os fatos sempre é bom para quem os viveu e para os descendentes, que conhecem o passado de ouvir falar ou ler.

Até 1981, não havia a Missa de Corpus Christi no Ginásio de Esportes de Araçatuba que integrava todas as paróquias católicas de Araçatuba e nem procissão sobre tapetes.
Dom Eugênio Rixem (foto atual)

Não vou neste texto contar como o evento religioso mudou, foi ganhando outros contornos nos 36 anos de sua existência. Naquela época eu tinha 32 anos, um monte de ideias na cabeça e era coordenador do Conselho Regional de Pastoral, sendo o Pe. Lauro Franco o vigário episcopal. Araçatuba pertencia à Diocese de Lins-SP.

Na época era vigário da Paróquia Santana de Araçatuba o Pe. Eugênio Rixen que foi bispo de Assis e agora dirige a Diocese de Goiás Velho. Ele era o padre responsável para organizar a celebração pela primeira vez com uma turma de leigos, que seguiu a linha da Teologia da Libertação, que era rejeitada pelos movimentos religiosos mais ligados à classe média. Durante a celebração, muita encenação, muita vida, tendo um caráter de denúncia da injustiça social.

Pe. José Oscar Beozzo e Dom Pedro Paulo Koop
Nem preciso dizer, caro leitor, que a celebração deu o maior bafafá nas hostes católicas de Araçatuba. A partir daí, o clero resolveu assumir a coordenação da celebração, não deixando nas mãos de “comunistas”. Já era papa João Paulo 2o.
O bispo de Lins era Dom Luís Colussi.

Assim, caro leitor, nasceu a atual celebração de Corpus Christi de Araçatuba.

ALGUNS DADOS DO CONTEXTO

De 1964 a 1980, por 16 anos, ficou à frente da Diocese de Lins, D. Pedro Paulo Koop (clique aqui para ler a sua biografia), bispo de origem holandesa, comprometido com a Teologia da Libertação que à semelhança do Papa Francisco na Argentina, protegia políticos perseguidos pela ditadura militar.

Um dos grandes padres cultos e pensantes da Diocese de Lins (talvez do Brasil) era o Pe. José Oscar Beozzo (clique aqui para saber mais), com mais de 50 anos de sacerdócio.

Havia um folheto litúrgico (folheto de Missa) próprio da Diocese de Lins que se chamava “Todos Irmãos”, que era chamado de panfleto pelos católicos conservadores. As prioridades pastorais eram CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e Organização do Povo. Com a posse de João Paulo 2o. (posse em 1978), em 1981 a igreja católica pendia novamente ao conservadorismo.

Presidente da República da época: General João Batista de Figueiredo
Governador do Estado de São Paulo:Paulo Salim Maluf
Prefeito de Araçatuba: Oscar Gurjão Cotrim (médico)
Presidente da Câmara Municipal de Araçatuba: Antônio Saraiva (dono de farmácia)

*Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras. 

Nenhum comentário: