AGENDA CULTURAL

18.7.17

Você conhece os hotéis da cidade onde mora?

Tietê Resort - à beira do rio Tietê
O Hotel Chamonix está encerrando suas atividades em Araçatuba. Esse nome francês vai nos deixar. Não sei se foi a crise geral ou se a concorrência aumentou. Talvez, realmente será reformado, como informou a empresa.

O fechamento de um hotel, momento para um cronista escrever alguma coisa sobre o assunto, pois faz parte de nosso ofício interpretar a notícia, fazer humor com ela, buscar a ternura ou a sátira que está nela, nunca praticar o furo de reportagem. 


Hotel Botânico, fazenda, esportes e SPA
Quando eu era menino tabaréu, um capiau, nunca havia adentrado um hotel, porque não viajava, Araçatuba tinha o Hotel Gaspar (hoje, Araçatuba Plaza Hotel), o Grande Hotel (o mais chique, na Praça Rui Barbosa) e alguns outros mais simples que continuam até hoje nas ruas Olavo Bilac e Tupi. E os viajantes eram quem mais os frequentavam.

Depois surgiu o Chamonix, o Pequim, Arco Hotel, Íbis, Tietê Resort, Araçatuba Plaza Hotel e, como aconteceu com as marcas de carro, perdi a conta diante de tantos nomes. E quem faz a rede hoteleira crescer chama-se Cultura e Turismo.
Hotel Pekin - av. Brasília
Se eu lhe perguntar, caro leitor, quais são os melhores hotéis de sua cidade, como são seus quartos, se têm piscina, não vai responder com certeza, porque quase sempre não é hóspede de sua própria cidade. A não ser os motéis. Mas há gente que escolhe morar em hotel, como era o caso do poeta gaúcho Mário Quintana.


Mariah Plaza Hotel - entrada de Araçatuba - Jardim Nova Iorque 
É possível fazer o turismo doméstico, em sua própria cidade, como o Tietê Resort e o Hotel Botânico, mais usados para convenções e cursos, mas são lugares para a gente tirar um período curto de férias com a família (fim de semana), sem viajar, e nem parece que está em Araçatuba. Descubra a cidade onde você mora.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras


Nenhum comentário: