AGENDA CULTURAL

30.9.17

Exemplo bom veio de Nova Luzitânia-SP

Família de catadores de papel de Nova Luzitânia-SP

Hélio Consolaro*

Ufa! Uma boa ação foi manchete de jornal! “Catadores de recicláveis devolvem dinheiro encontrado no lixo” em Nova Luzitânia.  Divulgar a boa ação praticada demonstra que a virtude compensa. Uma atitude inversa à do roubo.

Apesar de tanto a mídia generalizar, tendo por base os maus exemplos, que brasileiro passou a ser considerado um povo que não presta por nós mesmos, mas posso afirmar: “o povo é bom”. Recuperemos nossa autoestima. Nem mesmo na política, é possível a generalização.

A mídia tem essa capacidade, voluntária ou involuntariamente, de generalizar. Rio de Janeiro virou a cidade da bala perdida, a Palestina era uma região de atos terroristas. O Brasil é o país do carnaval e do futebol. E porque meia dúzia de brasileiros não presta, os demais pagam o pato.

Não se trata de honestidade de morador de cidade pequena, devolveu porque era de Nova Luzitânia, pois eu perdi duas vezes minha carteira em cidade grande e ela foi devolvida integralmente.

A primeira vez foi no terminal de ônibus Barra Funda, em São Paulo, quem me devolveu foi um funcionário de banca de revista; a segunda, foi bem no centro de Araçatuba, e ela foi devolvida por um empresário. E nas duas vezes, sem faltar nada. Então, a honestidade não é apenas questão de classe social.  

O princípio ético mais simples e mais funcional é não fazer aos outros aquilo que NÃO desejo que me façam. Não precisa saber filosofia para pôr isso em prática.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

--------------------- 

Catadores de Recicláveis Devolvem Dinheiro Encontrado No Lixo

(Jornal O LIBERAL, 28/09/2017)

O comerciante Anderson Amenta, de Nova Luzitânia, passou por momentos de tensão no início da semana, quando se deu conta que havia perdido o lucro total das vendas da última sexta, sábado e domingo de seu trailer de lanches.

O dinheiro, acidentalmente, foi parar no lixo e ele ficou desesperado. “Era a quantia que serviria para pagar os boletos da semana”, explicou Anderson.

Para alívio do comerciante, um casal de catadores de materiais recicláveis da cidade encontrou o dinheiro e devolveu. “Os catadores levaram os sacos de lixo para o galpão e o Anderson veio procurar, mas não achou nada. Ele me pediu para procurar também e avisar se eu encontrasse”, conta Regiane Conceição de Farias.


Mais tarde, Regiane encontrou o bolo de dinheiro e guardou para entregar a Anderson. “Quando eu cheguei na casa dele e entreguei o dinheiro ele não acreditou! Achou bonita minha atitude”, afirmou Regiane.

Nenhum comentário: