AGENDA CULTURAL

6.12.17

Espetáculo que retrata universo do cangaço será apresentado no Sesc de Birigui nos dias 8 e 9 de dezembro

"CABRAS - Cabeças que voam, cabeças que rola", da Cia. Balagan, coloca o Nordeste como tema


"A cabra é o melhor instrumento/ de verrumar a terra magra/ Por dentro da terra e da seca/ Nada chega onde chega a cabra". Nas palavras de João Cabral de Melo Neto, o sertanejo é semelhante à cabra. O homem que vive na caatinga vive a caatinga, sua sobrevivência é salvaguardada tão somente por sua profunda ligação com a natureza, na lida com os bichos, no enfrentamento das secas. 

No espetáculo “CABRAS - cabeças que voam, cabeças que rolam”, que será apresentado pela Cia. Balagan no Teatro do Sesc Birigui nos dias 8 e 9 de dezembro, sexta e sábado, às 20h, o nordeste e a sua cultura própria, os conflitos externos e parentais permeiam a dramaturgia. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos.

A proposta traz um encontro entre a geografia e sobrevivência da caatinga e da alianças, narrados e cantados por vozes humanas, de animais e da natureza (com objetos). A direção é de Maria Thaís e o texto é assinado por Luís Alberto de Abreu. 

O universo do cangaço serviu como porta de entrada para esta investigação sobre as relações que se dão através da batalha, do encontro com inimigo, da vingança, da insubmissão ao Estado e da criação de outros governos, com suas próprias leis regidas, não pelo papel, mas pela solidez da palavra proferida. 

GRUPO
Em 1999, a Cia. Balagan estreou nos palcos com Sacromaquia. Desde então foram criadas outras seis obras: A Besta na Lua (2003/ 2004), Tauromaquia (2004/ 2005/ 2006), Západ – A Tragédia do Poder (2007), Prometheus – A Tragédia do Fogo (2011 – em repertório), Recusa (2012 – em repertório) e Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam (2016 – em repertório). Os espetáculos receberam indicações e premiações da crítica especializada, circulando por todo o Brasil. Em 2014, a companhia foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de São Paulo (junto a um conjunto de vinte e dois teatros independentes da cidade), por suas atividades de valor cultural referencial para a construção da identidade paulistana.

Serviço
Espetáculo “CABRAS - cabeças que voam, cabeças que rolam”
Com Cia. Balagan 
Dias 8 e 9 de dezembro, às 20h 
No Teatro do Sesc Birigui 
(Rua Manoel Domingos Ventura, 121, Vila Xavier, Birigui)
Informações: (18) 3649-4786
Grátis

Nenhum comentário: