AGENDA CULTURAL

7.12.17

Sesc Birigui realiza evento sobre Educação Integral e Cidades Educadoras - Escola da Ponte

Ciclo Educar Hoje acontece nesta quinta (7), com o educador português José Pacheco e a jornalista Júlia Dietrich

Pacheco é Pedagogo, especialista em Leitura e Escrita, mestre em Ciência da Educação 

A Educação é um tema fundamental para o Sesc. Nesta quinta, 7, às 19h30, o Sesc Birigui realiza o "Ciclo Educar Hoje - Educação Integral e Cidades Educadoras", evento que propõe a reflexão e um olhar para a educação, centrada no ser, em sua multidimensionalidade. Para a abordagem do tema, estarão presentes o educador português José Pacheco e a jornalista Julia Dietrich. A atividade é gratuita e acontece no Teatro.

Pacheco é pedagogo, especialista em Leitura e Escrita, mestre em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; é também Fundador da “Escola da Ponte”, em Portugal, referência mundial de sucesso em inovação pedagógica, com um projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do “Educação para Todos” projeto de 2001/2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil. Na EcoHabitare é Coordenador Pedagógico dos Projetos de Formação. 

Julia é jornalista formada pela PUC-SP e atuou em diferentes organizações sociais em São Paulo. Em 2008, foi Gestora de Programas na Village Exchange International, organização internacional para saúde reprodutiva, sexualidade e empoderamento feminino em Ho, cidade de Gana, no oeste africano. Hoje, é gestora do Programa Centro de Referências em Educação Integral, uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com outras organizações não governamentais e com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que promove a pesquisa, o desenvolvimento, aprimoramento e difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para a formulação, gestão e avaliação de políticas públicas de Educação Integral no Brasil.

O ciclo Educar Hoje, além de comemorar os 30 anos do Programa Curumim (projeto socioeducativo do Sesc São Paulo para crianças de 7 a 12 anos), pretende ainda difundir os conceitos de Educação Integral e Cidades Educadoras, dialogar com os atores locais e promover uma reflexão acerca de novas possibilidades na educação. "A Educação, muitas vezes, é compreendida como algo inerente à família e à escola, mas, cada vez mais se reafirma a importância de todos os sujeitos na formação de uma criança. Afinal, a educação se dá nas relações, nas trocas, nos encontros", afirma Maria Clara Pontoglio, técnica de programação do Sesc Birigui. 

Serviço
Ciclo Educar Hoje - Educação Integral e Cidades Educadoras
Dia 7, das 19h30 às 21h30
No Teatro do Sesc Birigui 
(Rua Manoel Domingos Ventura, 121, Vila Xavier, Birigui)
Informações: (18) 3649-4786
Grátis

Nenhum comentário: