AGENDA CULTURAL

11.1.18

A Academia Araçatubense de Letras irá sediar o Programa de Formação do Jovem Escritor

Matéria da Academia Araçatubense de Letras:


O objetivo é ajudar alunos do ensino médio a aprimorarem suas habilidades de escrita e auxiliar professores a provocarem os jovens a escrever.

O projeto foi apresentado pela cineasta e escritora Fernanda Machado e aprovada pelos acadêmicos da Academia Araçatubense de Letras.

Segundo Fernanda, que é formada em Letras, haverá espaço para que alunos tirem dúvidas sobre a língua portuguesa também. O maior objetivo, no entanto, é que eles desenvolvam a técnica e a coragem de expressão literária, encontrem a própria voz.

Ao final do programa semestral, um livro com as peças literárias dos alunos será publicado. Além disso, um blog será editado durante o processo.

É preciso que haja um projeto editorial, para que o aluno visualize e trabalhe pelo resultado final, que no caso dessa primeira etapa do projeto será o livro “Somos Todos Heróis”. Cada aluno terá sua história publicada no livro, motivados pela “Jornada do Herói”, conceito de storytelling criado por Joseph Campbell e usado para contar histórias da Disney.

As oficinas acontecerão uma vez por semana, com duração de duas horas, na sede da AAL. Para se manterem no programa, os alunos deverão ter 90% de presença durante o semestre. No início, serão abertas 15 vagas para alunos da rede pública, formando um cadastro de reservado.

Visamos preencher as lacunas no processo de ensino-aprendizagem. O que vemos na maioria das escolas da rede pública são salas de aula com grande número de alunos e um currículo obrigatório denso, defasado e que não contempla novas tecnologias. Dificilmente o professor tem o tempo e o recurso necessário de atender os alunos de forma individualizada.
Conseguimos grandes resultados em habilidades literárias quando temos atenção individualizada, ou seja, quando o escritor é acompanhado de perto.

A expressão literária é uma das armas mais poderosas que uma pessoa pode ter. Quando sabemos transformar as experiências difíceis da vida em algo belo, que é a artimanha do escritor, vivemos uma vida de constante redenção.

Além disso, jovens que entram no mercado de trabalho sabendo ler e escrever melhor possuem chances múltiplas de prosperidade. A clareza e objetividade de um e-mail, a sedução de uma carta de apresentação, o engajamento de um discurso, tudo isso brota de um gênio literário. E, ao contrário do que muitos pensam, escrever ou desempenhar qualquer técnica e arte é muito mais um trabalho de constante aprimoramento do que um talento nato.
O enfoque nesse primeiro semestre será trabalhar a imaginação dos alunos. Não há literatura, nem sonho algum sem o exercício da imaginação. É um processo de inteligência. Quem sabe imaginar é livre. Assim, traremos elementos para as oficinas que agucem a imaginação dos alunos, como um artefato de um pirata, ou um som extraterrestre. Faremos exercícios práticos de descrição.

Procuraremos apoio público e privado para que possamos aprimorar nosso programa constantemente, levando projetos editoriais pra dentro das escolas, ajudando na publicação de livros, e-books, blogs e revistas, além de propostas de trabalho práticas aos professores. Além disso, realizaremos excursões guiadas para exercitar a percepção em lugares fora de um ambiente de quatro paredes, experiências fundamentais aos escritores.
Sempre achei que a dificuldade do incentivo à leitura é a distância que existe entre leitura e escrita. Quem escreve lê e, vice versa.

O interesse pelo programa ficou claro em uma enquete feita na Semana Literária. Após as palestras “Somos Todos Heróis”, ministrada por Fernanda, cerca de 50 % dos alunos responderam que gostariam de se tronarem escritores. Um número bastante expressivo.

Precisamos divulgar também o quanto é acessível hoje aos jovens escrever, publicar e fazer o marketing do próprio livro. Antigamente esse era um privilégio elitista, hoje é acessível a qualquer pessoa, com custo perto de zero. É um processo que Fernanda almeja ensinar na oficina, passo a passo.

Os jovens precisam de novas mitologias. No fim das conta, “Somos Todos Heróis”. E descobrir a literatura, é descobrir exatamente isso.

O primeiro semestre da oficina irá buscar o herói em cada um, com inspiração na obra do autor Joseph Campbell.
A fase 1 do programa terá duração de 6 meses e acontecerá todas às quartas-feiras, das 16h às 18h (dia e horário a confirmar), na sede da Academia Araçatubense de Letras, na rua Joaquim Nabuco 210, em frente ao terminal rodoviário. São 15 vagas abertas e 10 vagas de cadastro de reserva. Para se inscrever é necessário que o jovem tenha de 13 a 17 anos.

As inscrições poderão ser feitas na sede da AAL a partir do dia 20 de janeiro, das 14h às 17h, através do preenchimento de formulário disponível na recepção. Para inscrição on-line, basta preencher o formulário no seguinte endereço web:


Apoiem e acompanhem os resultados desta iniciativa nos curtindo e interagindo nas redes sociais. 

Instagram/facebook:  jovem.escritor

2 comentários:

Ventura Picasso disse...

Parabéns! Tenho um pouco mais que 17; por isso não me inscrevo.


Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, AAL.Sucesso