AGENDA CULTURAL

4.4.18

Programação do Circuito de Artes do Sesc: Araçatuba, Birigui, Penápolis, Andradina, Lins e Ilha Solteira

6 a 8 de abril de 2018: Lins, Araçatuba e Penápolis, das 16h às 21h30.

20 a 22 de abril: Ilha Solteira, Andradina e Birigui, das 16h às21h30.
 Shows, espetáculos de dança, circo e diversas intervenções artísticas livres para todos os públicos

Trio Sinhá Flor, realidade virtual, Emblues Beer Band e grupo Zumb.boys estão entre as atrações desta edição
De 6 a 22 de abril, o Sesc São Paulo realiza o Circuito Sesc de Artes, evento que circula por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo. Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, a décima edição do Circuito envolve 106 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos, que acontecem de sexta a domingo, das 16h às 21h30.
            
São cerca de 600 horas de programação, com apresentações realizadas em praças e ruas, neste evento que propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia.


Nessa iniciativa, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, afirma que a instituição, voltada para a Cultura em seu espectro mais amplo, "realiza uma programação que alcança  cidades do interior e do litoral que não contam com a presença do Sesc, que traz a marca da diversidade e da pluralidade, mobilizando todos os públicos em torno da Cultura". 



Miranda enfatiza que "realizar o Circuito Sesc de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno de atividades cujo caráter simbólico o Sesc entende como um direito fundamental de todos".



O Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 21 unidades do Sesc em todo o Estado estão envolvidas na realização do evento que ocorre em cidades de suas regiões.



DESTAQUES NA REGIÃO
No fim de semana de 6 a 8, o Circuito passa por Lins, Penápolis e Araçatuba com a companhia argentina manoAman, que usa o humor com malabarismo, acrobacia, equilibrismo e outras habilidades do circo contemporâneo em uma linguagem urbana e atual em Kinematos. Com espetáculo todo construído em dramaturgia corporal, o grupo Cia. da Revista utiliza técnicas de palhaço, dança e mímica dramática para interagir e divertir a plateia, apresentando Cada Qual no Seu Barril. Em artes visuais, a artista Gloria Viana ensina a construir e customizar bonecas de pano, também conhecidas como bruxinhas, especialmente no Nordeste, na oficina Bruxinhas de Pano.



Já entre os dias 20 e 22 de abril, Ilha Solteira, Andradina e Birigui recebem uma biblioteca ao ar livre projetada pela Muda Práticas Culturais e Educativas. Com bancos e almofadas, e uma seleção de livros para todos os públicos, o LEIA tem o objetivo de promover a leitura para os mais variados públicos participantes do Circuito. Mesclando danças brasileiras, como o frevo, a caboclinha e a capoeira com referências mais contemporâneas, a Companhia Soma apresenta o Festim, espetáculo com coreografias bem-humoradas e festivas, baseadas na pesquisa de manifestações populares.



Para quem gosta de teatro, o grupo paulista Desembargadores do Furgão mistura elementos populares brasileiros com máscaras e a música de Bali (Indonésia) para contar a história de um grande engano cometido por uma trupe de artistas. Na comédia de rua Uma Remediável Escolha, os atores fazem um jogo com acrobacias, mágica e elementos da dança.




PROGRAMAÇÃO COMPLETA NA REGIÃO



1º fim de semana de Circuito na rua:



Lins | 6 de abril, sexta-feira
Praça Auxiliadora
Penápolis | 7 de abril, sábado
Praça Carlos Sampaio Filho
Araçatuba | 8 de abril, domingo
Praça Getúlio Vargas



ATRAÇÕES



Artes Visuais
Bruxinhas de Pano (SP)
Glória Viana
Oficina para construção e customização de bonecos/as de pano, também conhecidas como bruxinhas, especialmente no Nordeste. A arte-educadora Glória Viana orienta o público na construção e customização das peças com canetinhas, cola, bordados e amarrações. 



Literatura
Palavra + Imagem
Instituto Clio (SP)
Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.



Cinema
Curtas de Animação da Pixar
Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.



Circo
Kinematos
manoAmano (ARG)
Um rapaz entediado e uma moça excêntrica desenvolvem um jogo de cena que parte de técnicas circenses aparentemente simples e vai até números muito exigentes, sempre com muita interação com o público. A companhia argentina usa o humor junto com malabarismo, acrobacia, equilibrismo e outras habilidades do circo contemporâneo em uma linguagem urbana e atual.



Teatro
Cada Qual no Seu Barril
Cia. da Revista (SP)
Influenciado pela linguagem de personagens dos desenhos animados e do cinema mudo, o espetáculo da companhia paulistana é todo construído em dramaturgia corporal, sem qualquer texto falado. Livremente inspirado no livro de Ruth Rocha “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no seu Barril”, o grupo utiliza técnicas de palhaço, dança e mímica dramática para interagir e divertir a plateia. 



Dança
Mané Boneco
Grupo Zumb.boys (SP)
A companhia de dança se inspirou nos bonecos conhecidos como Mané Gostoso, muito presentes em feiras do Nordeste, feitos com madeira e com pernas e braços articulados com cordões. Assim, o corpo dos intérpretes ganha movimentos como se fossem articulados por corda e que são facilmente reconhecidos pelo público, que também é convidado a entrar na brincadeira e participar da dança. 



Música
Emblues Beer Band (SP)
O grupo de Embu das Artes une a formação das tradicionais bandas de rua de Nova Orleans (EUA) com instrumentos não convencionais e a influência do jazz, blues, folk e da música regional brasileira. A banda é formada por Fábio Véio (trompete), Marcel Moreno (voz e violão), Juan Jarandilha (voz e ukulele), Ivan Valle (contrabaixo) e Rafael Massi (washboard).




3º fim de semana de Circuito na rua



Ilha Solteira | 20 de abril, sexta-feira
Praça da Integração
Andradina | 21 de abril, sábado
CEU das Artes. Rua Monsenhor Victor Assuit – Benfica
Birigui | 22 de abril, domingo
Praça Doutor Gama



ATRAÇÕES



Artes visuais
Caramba, Carimbo!
Editora Lote 42 (SP)
Sem restrições de idade, o público é convidado a montar um livro manualmente e usar a criatividade para construir o seu conteúdo a partir de uma ampla seleção de carimbos com padrões, texturas, figuras geométricas e trechos da literatura brasileira selecionados para a atividade. 



Redaria
Ju Bernardo (SP)
A instalação é formada por redes em macramê criadas pela artista, pernambucana criada no Grajaú, zona sul de São Paulo. O público é convidado a brincar e interagir com a construção das redes de fios coloridos. Cada novo fio e cada novo nó que vai ser apertado ou afrouxado vão formar um novo resultado nessa escultura de rede, que depende da criatividade de cada participante. 



Literatura
Leia - Biblioteca na Praça
Muda Práticas Culturais e Educativas (SP)
O espaço que recebe o Circuito Sesc de Artes também ganha uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos. O público poderá, inclusive, fazer a troca de livros e levar um exemplar para casa, desde que deixe outro nas estantes. 



Cinema
Cinema de Imersão – Realidade Virtual 
Em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias. Neste formato o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.



Dança
Festim
Cia. Soma (SP)
A Cia. Soma faz uma mistura de danças brasileiras tradicionais, como o frevo, a caboclinha e a capoeira, com referências mais contemporâneas. O resultado é um espetáculo com coreografias bem-humoradas e festivas, baseadas na pesquisa de manifestações populares que as bailarinas Maria Eugenia e Marina Abib realizam desde 2008. As tradições estão presentes nos figurinos, nas máscaras e na trilha de “Festim”.



Teatro
Uma Irremediável Escolha
Grupo Desembargadores do Furgão (SP)
Nesta comédia de rua, o grupo paulista Desembargadores do Furgão mistura elementos populares brasileiros com máscaras e a música de Bali (Indonésia) para contar a história de um grande engano cometido por uma trupe de artistas. Os atores fazem um jogo com acrobacias, mágica e elementos do Topeng, uma dança balinesa que utiliza as máscaras como parte essencial do teatro.



Circo
O Cubo na Roda
Dupla GomesNinow (RJ)
Acompanhados por seu mico-leão azulado de pelúcia, Senhorita Ninow e Mister Gomes fazem um show de equilíbrio, manipulação de formas e muita comédia. Enquanto ele mostra sua habilidade com um cubo de alumínio, ela convida a plateia para participar ativamente do espetáculo, que muda a cada apresentação dependendo da interação do público e do local onde o picadeiro é armado. 



Música
Trio Sinhá Flor (SP)
Inspiradas pela música do Nordeste, as musicistas paulistas Carolina Bahiense, Cimara Fróis e Talita del Collado vem marcando seu nome no universo do forró, quase sempre dominado pelos homens. O Trio Sinhá Flor comemora dez anos com foco nos arranjos vocais das três integrantes, em um repertório dançante que vai de Luiz Gonzaga a releituras de Caetano Veloso e Gilberto Gil.


Nenhum comentário: