AGENDA CULTURAL

23.5.18

Copa do Mundo: como anda seu ânimo?


Hélio Consolaro*

Além de ler, escrever, gosto de futebol. Não imagine que eu já tenha praticado tal esporte, apenas nas peladas em tempo de moleque. Sou um esportista de sofá, enquanto os atletas jogam, minha barriga cresce.

Aliás, gosto de futebol brasileiro. Não perco tempo com Barcelona, Real Madrid, PSG e outros, cujos donos mantêm os times com dinheiro de cassino. 

Outro dia li uma notícia de que o Chelsea da Inglaterra pertence a oligarcas russos, uma forma de lavagem de dinheiro obtido em corrupção. Aliás, esse pessoal vive levando os nossos melhores atletas, oferecendo-lhes fortunas. Entre nós, o Palmeiras, o meu time do coração está tomando este rumo, sendo mantido por uma agiota.

A seleção brasileira não anda nos entusiasmando, partidarizaram sua camisa. A pátria está demorando para calçar as chuteiras nesta copa de 2018. Ela só me entusiasma por causa de Gabriel de Jesus, que não é mala.

A mídia que é um parasito do futebol anda querendo entusiasmar os brasileiros com a Copa 2018, pois têm anúncios milionários a receber, mas em 2014 esculhambou com o evento realizado no Brasil por causa de objetivos políticos. Parece, não tenho certeza, que os patos da Fiesp vão pagar o preço do erro cometido em 2018. 

Quando o time de futebol adentra o campo, mil interesses, às vezes, escusos, entram juntos. Os torcedores de carteirinha sabem disso, mas há sempre os ingênuos. Nada diferente do que acontece na política.  

O Tite é uma atração, recuperou o irrecuperável, calou muita gente. Ele é a sorte dos investidores em futebol, mas também não sei se a vida dele, como a nossa, resiste a uma denúncia do Ministério Público

Enquanto os ingênuos seguem sua marcha, querendo consertar o mundo, nós, os céticos, fazemos um muxoxo, como a dizer que eles um dia vão cair na real de que somos todos fdp, basta apenas saber quem é mais e quem é menos.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro das academias de letras de Araçatuba-SP, Andradina-SP e Itaperuna-RJ. 

Nenhum comentário: