AGENDA CULTURAL

25.7.18

Araçatuba: TUA, a grande vencedora

*Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP


Em 2015, venceu o contrato da concessão do transporte coletivo urbano da Prefeitura de Araçatuba à empresa Transportes Urbanos Araçatuba. Era o momento da implantação da livre concorrência. Tirar a TUA dos transportes coletivos significava no inconsciente coletivo sua melhora. O prefeito em penúltimo ano de mandato era Cido Sério (ex-PT, atual PRB).

Na Câmara Municipal, a vereadora que batia os tambores contra a péssima qualidade dos transportes coletivos urbanos, colocando o então prefeito e a TUA no mesmo balaio, era Edna Flor (ex-PT e atual PPS).

Mas para a Prefeitura para iniciar uma nova licitação, havia a necessidade de Araçatuba ter um plano de mobilidade urbana votado pela Câmara Municipal, conforme determina lei federal.

A votação emperrou no Legislativo, porque a vereadora Edna Flor (ex-PT e atual PPS), era candidata a vice-prefeita na chapa de Dilador Borges (PSDB). Os novos mandatários postergaram a solução, queriam resolver o problema em 2017, levar os bons dividendos. E conseguiram, mas sem louros, com desgaste. O tiro saiu pela culatra.

O ex-prefeito que foi questionado pelo Ministério Público porque não promovia a licitação (impedido pela Câmara) se livrou de um problemão.   

Eleição ganha, Dilador Borges, prefeito; Edna Flor, vice. A promessa de pôr internet e ar condicionado nos ônibus, dotar a cidade de pontos dignos iria se transformar em realidade. Mas o leite azedou, o que era para ser bom, ficou ruim. Tiraram a bomba do colo do então prefeito Cido Sério e trouxeram para si. 

As empresas solidárias entre si, não se apresentaram para concorrer, alegando impossibilidade diante de tantas exigências da Prefeitura. A licitação ficou vazia, sem participação.

O prefeito assumiu mais o lado das empresas, entendendo suas razões, enquanto isso os usuários ficaram novamente na mão, pois tudo que era bom não foi mais exigência na licitação.

Assim, na segunda chamada, as outras empresas foram solidárias à TUA, e ela participou sozinha, ganhou a exploração dos transportes coletivos por mais 20 anos, sem internet, sem ar condicionado e sem construir pontos.

Dilador e Edna não quiseram receber o transporte coletivo de Araçatuba resolvido, ou mal resolvido do antecessor, por isso estão recebendo os efeitos negativos. 

Todavia, há uma verdade, quem não quer ter problemas, passar raiva, não se meta na administração pública.

CONTINUAREI ABORDANDO O TEMA NOUTRAS CRÔNICAS. 

Um comentário:

Fátima Florentino disse...

Enquanto isso, os usuários continuam sofrendo com o transporte público de nossa cidade. Nossos governantes indo na contramão do interesse coletivo.