AGENDA CULTURAL

27.7.18

Peça inspirada em obra de Jorge Amado é atração no domingo no Sesc Birigui

Vencedor do 18º Prêmio Nascente da ECA-USP na categoria artes cênicas em 2010, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” será apresentado no Teatro com entrada gratuita


A partir de uma história de amor de uma trova do poeta Estêvão da Escuna, em 1948 Jorge Amado escreveu um conto infantojuvenil para presentear o filho, João Jorge, que na época completava um ano de idade. O texto foi reencontrado por João em 1976; ele então, entregou as páginas datilografadas pelo pai ao artista plástico Carybé, que as ilustrou. Naquele mesmo ano, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá era publicado pela primeira vez. 

A surpreendente história do amor impossível entre um gato malhado e uma linda andorinha foi levada aos palcos pelo Grupo 59 de Teatro, de São Paulo, em um jogo teatral lúdico, despojado e recheado de canções, provocando o imaginário das crianças de todas as idades. E a montagem será apresentada no Teatro do Sesc Birigui no domingo, dia 29, às 16h, com entrada gratuita (os ingressos começam a ser distribuídos às 15h na Bilheteria do Sesc). 

Algumas das características da peça são o revezamento de atores na tarefa de dar vida aos bichos-personagens, a mimese e a construção de personagens exclusivamente por meio do corpo. O espetáculo foi concebido como Oficina de Montagem da Turma 59 da Escola de Arte Dramática da USP no segundo semestre de 2009, sob a direção de Cristiane Paoli Quito. A estreia profissional aconteceu em maio de 2011 no SESC Consolação, em São Paulo.

O elenco é composto por Carol Faria, Felipe Gomes Moreira, Fernando Oliveira, Gabriel Bodstein, Gabriela Cerqueira, Jane Fernandes, Nathália Ernesto, Nilcéia Vicente, Ricardo Fialho e Thomas Huszar. 

O espetáculo foi vencedor do 18º Prêmio Nascente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) na categoria artes cênicas em 2010 e premiado em sete categorias no Festival Nacional de Teatro de Taubaté em 2013. 

Além disso, passou por vários festivais, entre eles o XX Festival Internacional de Teatro Universitário da Universidad Nacional Autónoma de México, o FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, o Festival de Inverno do SESC Rio, o Festival Internacional de Teatro para Infância e Juventude da Paidéia e o Festival Nacional de Teatro de Taubaté.

Nenhum comentário: