AGENDA CULTURAL

1.10.18

Evento reúne jovens empreendedores na criação de soluções e novas empresas

Araçatuba será palco de nova edição do Startup Weekend

Entre os dias 19 e 21 de outubro, Araçatuba recebe, pela primeira vez, o Startup Weekend, evento de inovação e empreendedorismo que já circulou por diversas cidades do mundo e que contribui para a formação de profissionais, novas empresas e soluções. Para a cidade, são esperados 80 participantes, no encontro que acontecerá na Loja Maçônica, no bairro Nova York, das 19h do dia 19 até às 20h do dia 21.

A organização Startup Weekend foi fundada nos Estados Unidos, em Seattle, Washington, como uma entidade sem fins lucrativos, com foco na promoção de empreendedorismo na prática. Já foram realizadas mais de 1.500 edições do encontro, em mais de 700 cidades do mundo, totalizando a criação de mais de 13 mil startups. Países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Austrália, Irlanda, Japão, Porto Rico, México, China e Peru já receberam as edições do evento, além do Brasil. No estado de São Paulo, já foram promovidos encontros nas cidades de São Paulo, Presidente Prudente e Birigui.

O evento Startup Weekend reúne jovens estudantes e empreendedores, das áreas de desenvolvimento de programas, designers e marketing, além de entusiastas, no desenvolvimento de soluções aplicáveis à realidade do mercado. Também é objetivo do evento proporcionar um ambiente para a concepção de startups, ou empresas em fase inicial, com foco em inovação e economia criativa.

O Startup Weekend é ainda direcionado a empresários e investidores da região, que possam ter interesse em conhecer as alternativas desenvolvidas, com o intuito de adquiri-las ou de fazer parte das iniciativas organizadas durante o evento. “Nossa proposta é fomentar o empreendedorismo regional, oferecendo ao participante uma ampla bagagem para a vivência empreendedora, além da oportunidade de apresentar a sua criação a pessoas que possam dar viabilidade financeira ao projeto. Unindo as duas pontas, a criação e o investimento, conseguimos levantar diversos bons projetos para a região”, explica Euclides Teixeira Neto, um dos organizadores da edição.

Pela dinâmica do evento, os participantes são divididos em grupos para o desenvolvimento de propostas e ideias que possam ser aplicadas em mercados existentes ou em novas frentes de negócio. Os grupos recebem apoio de mentores, profissionais experientes nas áreas de inovação ou empreendedorismo, que participam do projeto orientando e avaliando as equipes. Ao final do processo, os times apresentam seus projetos para um banca de jurados, que seleciona os três melhores. Os ganhadores recebem bolsas de estudo, vouchers tecnológicos e cursos e são encaminhados para a continuidade do projeto em incubadoras de empresas ou escritórios de coworking.

“Os participantes vivenciam mais de 50 horas de intensa criação e desenvolvimento, com foco total na integração de ideias e mão de obra, para a realização de um projeto que possa ser aplicado no dia a dia das pessoas ou das empresas. A experiência que o evento proporciona, além do networking, é muito interessante para a atuação futura desses jovens profissionais”, explica Vitor Martins.

As inscrições podem ser realizadas pela plataforma https://www.sympla.com.br/startup-weekend-aracatuba__338030 e custam entre R$ 90 e R$ 120. O evento não tem fins lucrativos e o valor da inscrição é direcionado para a alimentação dos três dias de evento.

Empresas como Google, Amazon, IBM, Microsoft e Fundação Kauffman são patrocinadores oficiais das edições do Startup Weekend. São parceiros do Startup Weekend Araçatuba a Prefeitura Municipal, o Sebrae e o Centro Paula Souza, entre outras empresas da região.


Mais informações:
Note! Assessoria de Comunicação
Adriane Fonseca / Beatriz Longhini / Lara Dinalli
(18) 3304-0950 / (18) 98116-6815


Nenhum comentário: