AGENDA CULTURAL

19.12.20

Academia Araçatubense de Letras cria o seu clube do livro

 


Uma academia de letras, além cuidar da produção de livros, ela também estimula a leitura deles, porque o sistema literário de um cidade (país, estado) é composto por um tripé, segundo e o teórico Antônio Cândido: escritores (os principais componentes do tripé), produção (editora e gráfica) e leitores. Se faltar um deles, não há sistema literário que se sustente. 

A leitura incentivada pela Academia Araçatubense de Letras não deve ser tão rasa como se lê um best-seller, também não deve ficar apenas em livros estrangeiros. O Brasil tem sua literatura consolidada, também tem seus clássicos. Assim, o acadêmico Carlos Brefore, doutor em Letras e acadêmico da Academia Araçatubense de Letras por ter vários livros publicados, aproveitou a virtualidade para criar um clube do livro on-line.

A cada mês seus membros se reúnem sabendo que será discutido um determinado conto. Escolheu-se o conto, um gênero curto, para servir como aperitivo para o leitor, a forma de conhecer uma obra conclusa de determinado escritor. Em cada  conto, haverá um estudioso escalada para fazer uma exposição e coordena o debate. 

Enquanto o dia de reunião não chega, Carlos Brefore abastece pelo Whatsaap os membros com texto do conto, estudos, vídeos e outras mídias sobre o conto e seu autor. Assim, o participante vai enriquecendo seus saberes literários.

A primeira reunião foi no dia 18/12/2020, das 19h30 até as 21h30, ou seja, até esgotar o assunto. O conto lido foi "Famigerado", de Guimarães Rosa, com a coordenação de outro doutor em Letras, Tito Damazo. Contou com a participação de 23 pessoas. O próximo será no dia 15/01/2021, 19h30) "Primeiro de Maio", de Mário de Andrade, e os estudos serão coordenados pela acadêmica Ana Lúcia Ramos. Linque no grupo de Whatsaap.

COMO PARTICIPAR

Mas o clube não está fechado, você pode se inscrever pelo e-mail: cbrefore@gmail.com , mandando nome completo, telefone e-mail. As inscrições são gratuitas. As reuniões são feitas pela plataforma Google Meet. Membro do clube pode morar fora de Araçatuba, noutro país, desde que domine a língua portuguesa.

Arnon Gomes, jornalista e escritor, presidente da AAL recebeu a iniciativa com alegria, dizendo que na academia cabem muitos projetos (e já temos vários), cada acadêmico poderia desenvolver um, como está fazendo agora Carlos Brefore. Assim cumpriríamos com mais plenitude a nossa missão na sociedade araçatubense.  

É uma chance que a pandemia está lhe dando com a ajuda da Academia Araçatubense de Letras. 



3 comentários:

Unknown disse...

Foi uma ótima experiência participar do primeiro encontro online do Clube Do Livro. Que continue proporcionando crescimento intelectual a todos participantes!

Caminhos disse...

Irretocável e brilhante elucidação do professor Hélio Consolaro sobre a elogiável iniciativa do também nobre professor Carlos Brefore que é o Clube do Livro e os fins a que se destinam uma Academia de Letras.
O primeiro encontro foi dos mais proveitosos e interessantes, com claras e precisas exposições do professor Tito Damazo sobre o tema proposto que não poderia ser de melhor escolha.
Meus cumprimentos a todos os participantes e envolvidos em esperança de que o Clube do Livro seja uma experiência fecunda e cada vez mais proveitosa na vida de todos aqueles que desejam aprimoramentos não só culturais, mas também pessoais.
Abraços fraternos.
Antenor

Emilia Goulart disse...

O primeiro de muitos. A Academia de Letras Araçatubense cumprindo seu papel,divide seus conhecimentos literários aos amantes da literatura.