AGENDA CULTURAL

2.2.19

Brumadinho tem Inhotim

Aspecto de Inhotim
*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Tiremos lições de Brumadinho-MG. Não se trata de um município dos rincões mineiros, é um município da grande Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Não se trata de um local abandonado, no ermo, mas de um povo desprezado.

Minas Gerais não teria esse nome se não tivesse tantas minas. Lá os paulistas chegaram com suas bandeiras para a extração do ouro. Depois, depois, depois muito depois,  a exploração de outros minérios. Naquela época morria muita gente soterrada nas minas, mas eram escravos, que não eram considerados gente. Os brancos morriam em suas aventuras  sem que as famílias soubessem. Mas agora a realidade é diferente. 

Em 2001, de repente, meu filho, ainda estudante, com CNH novíssima, estava passando férias em casa. E o maluco aqui, com "pois é" novo (carro mil) lançou o desafio:

- Vamos fazer uma viagem pelas cidades históricos de Minas?

Os três responderam em uníssono: 

- Vamos!

E fomos. Foi um momento de testar a carta do Hélder nas estradas. Congonhas do Campo, Ouro Preto, Mariana. Nesta última, fomos visitar uma mina de ouro abandonada: Mina de Ouro da Passagem, com escavações a 120 m de profundidade, com 315m de extensão (explorados pelo turismo), mas tivera 30 km de túnel. Quantas pessoas morreram nele. Iniciada em 1729 e fechada em 1954. Aberta ao turismo em 1970. 
 
Nos túneis da Mina de Ouro da Passagem - Mariana

Os turistas desciam pelos mesmos carrinhos usados pelos mineiros, "trolley". Parecia uma montanha russa. Visita cara, mas aventurosa. Água limpinha lá no fundão. As profundezas se pareciam com um queijo suíço. 

Atualmente, Brumadinho tem o Instituto Inhotim que abriga importante acervo de arte contemporânea do país – ali estão obras de Portinari, Di Cavalcanti e Guignard. 

Eu tive a oportunidade de estar lá com o Machado e a Leda Geralde, mas surgiu um compromisso de última hora e ficou para uma outra vez que ainda não apareceu. Estou me contentando com os documentários do canal de TV Curta.

"Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, Inhotim vive dias de angústia. A instituição está localizada exatamente no município de Brumadinho, palco do recente rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale que destruiu áreas da empresa, residências, propriedades e matou centenas de pessoas."

Apesar de não ter sido atingido pela lama, Inhotim está fechado, porque 80% dos 600 funcionários eram da região. Não há clima, pois parentes de gente do instituto vieram a óbito. A irresponsabilidade com o meio ambiente atingiu também a cultura. 

Não abandonemos Minas. Não estou falando apenas de doações, mas não deixemos de fazer turismo cultural em suas cidades históricas. Inclua Inhotim no roteiro. Por lá e pelo Nordeste conhecemos as raízes do Brasil.    

LEIA REPORTAGEM SOBRE O INSTITUTO INHOTIM, CLIQUEW AQUI

Nenhum comentário: