AGENDA CULTURAL

18.9.19

Agora a carroça da história anda


Uma dupla andava separadamente. Tratava das mesmas coisas, mas não se encontravam pelas ruas de Birigui e Araçatuba. Os dois, por meios diferentes, faziam da história uma atividade profissional. 

Euclides Garcia Paes de Almeida, professor de História. Um nome nobre para um homem pobre. Embora seja um homem de esquerda, fala com orgulho que é parente de bandeirantes. Gosta de pôr os fatos históricos na linha do tempo.

O professor Euclides é uma espécie de Dom Quixote à procura de um Sancho Pança. Um professor de História aposentado, mentalidade acadêmica. Vivia a dizer por aí que na história de Araçatuba estava tudo errado, precisava ser passada a limpo. 

Já Amauri Zanforlim é um historiador sem diploma, um autêntico autodidata, se você, caro leitor, achar melhor "um fuçador". 

Amauri pega a história pelo lado subjetivo, estimula familiares de pessoas antigas da cidade a dar visibilidade com pintura de quadros baseadas em fotos. Cobra para fazer isso. E é bom que seja assim. 

E em parceria com o poder público, promove exposições dos quadros. Os prefeitos adoram porque ajuda a cultura sem que a Prefeitura gaste quase nada.

Não só isso, põe as fotos de todo mundo na internet: Faces Históricas. E os descendentes pagam com satisfação. Afinal, se não são muito importantes, melhor engrandecer os ascendentes, criar uma estirpe. Eu também homenageei meu pai com a pintura de um quadro. 
  

Enquanto um votou no Haddad, o outro é indiferente. Amauri não se mete em política como forma de preservar o seu trabalho. Ninguém podia profetizar que tais criaturas iriam se encontrar e se dar bem. E não é, caro leitor, que os dois malucos se encontraram! O Sancho Pança achou o seu Dom Quixote. E fundaram o Clube de História, uma loucura necessária para preservar a memória regional, principalmente a de Araçatuba.

Parabéns aos amigos Amauri e Euclides, pois é com gente maluca que a carroça da história anda.



Para não dizer que apenas esculhambei com os dois, vou reproduzir abaixo a proposta do Clube de História:

Olá amigos, estamos está nascendo pela iniciativa do professor de História Euclides Garcia Paes de Almeida, o CLUBE DE HISTÓRIA ARAÇATUBA - SÃO PAULO BRASIL com o objetivo de contar, esclarecer, corrigir e até revelar e discutir a história de Araçatuba, região e Brasil sempre quando surgir fatos concretos e documentais para isso. Todos podem participar não sendo permitido compartilhamento ou divulgação de temas que fujam ao tema da página, também não será permitida a publicação de páginas com publicidade comercial ou politica.
Perfis com nomes comerciais e políticos não serão aceitos, como também não serão aceitos perfis sem fotos e sem identificação clara da cidade natal e atual. Nome verdadeiro também será requisito para aceitação. NÃO AOS FAKES. Os temas sugeridos pelos participantes tem que ser apresentados com bases concretas e documentais ou fontes oficiais, como linques ou nomes que possa ser conferido. Correção de erros ou apontamentos dos mesmos devem ser documentais ou com referencias consultivas devem ser comunicados (pv) IN BOX. Whatsapp (18) 9 8822-2578 e ainda no e-mail: pminhacidade@gmail.com Sejam todos bem-vindos.

Amauri Zanforlim


Nenhum comentário: