AGENDA CULTURAL

2.9.19

Um livro que mexe com o mundo da adoção


Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Araçatuba-SP 

O livro "A retornada", de Donatella Di Pietrantonio, da literatura italiana, publicado em premiado 2017, que a TAG nos brindou na assinatura de março, mostra que os temas mais complexos e solenes se revelam nas atitudes mais simples das pessoas. 

Donatella Di Pietrantonio é dentista pediátrica, escreve contos, fábulas, poemas e romances desde os nove anos. Profissionalmente, vive em contato com crianças e deve ouvir diversas histórias como a do livro "A Retornada".

Retornada vem de retorno, devolução. A narradora, que não recebe nome na história, (Arminuta) foi adotada por uma família de classe média, depois devolvida à família de sangue que de tão pobre não conseguia criar todos os filhos. 

Imagine uma criança que não sabia ser adotiva e é devolvida a um ambiente paupérrimo na própria Itália. Não se trata de uma família rica adotando um criança de país de terceiro mundo, por isso o livro revela que o primeiro mundo não é tão perfeito como pensamos ser.    

Por que houve a devolução abrupta da adolescência de 13 anos? O livro começa assim, e esse mistério é apenas revelado no final do livro, mantendo o leitor preso à leitura. 

Outro aspecto revelado é a diferença de vida das famílias de classes sociais diferentes. Não bastam as pessoas terem a mesma nacionalidade, cada uma vê o mundo do espaço que ocupa na sociedade.

Como descendente de italianos, descobri no livro, na vida cotidiana das duas famílias, os costumes de "minha raça", descobrindo meus avós em muitas atitudes reveladas pelo romance.  


Donatella
Di Pietrantonio

Os filhos, principalmente de família numerosa, como a original da menina retornada, criam grupos à parte, os irmãos e suas "panelinhas". Vicenzo, Adriana e a narradora tinhas certas afinidades. 

O rapaz mais velho morreu, então o apego com Adriana ficou mais forte. A capa do livro demonstra isso, a imagem de duas mocinhas como em carta de baralho, que dormiam na mesma cama de solteiro, em posições diferentes para que coubessem, quando a narradora foi devolvida (por falta de leito na casa), mas a história termina com as personagens na mesma posição no campo da identidade, do afeto. 

Além de toda beleza narrativa da autora, "A retornada" é um livro que merece ser lido principalmente por quem teve a adoção (adotado ou adotante) em sua vida. Ou mesmo quem trabalha com tais grupos de famílias, psicólogos e membros das varas da infância do Judiciário. 

Não se trata de um livro a favor ou contra a adoção, por causa dessa falta de comprometimento com isso é que ele deve ser lido. Tudo acontece naturalmente, sem nenhuma manipulação por parte da autora para defender uma tese. 

O livro tem 180 páginas, edição da TAG em parceria com a Faro Editorial. Boa leitura. Fora da TAG, o leitor encontra o livro a partir de R$ 35,00; edições digitais a R$ 20,00.

LER TAMBÉM:
http://www.leportraitdeisa.com/resenha-a-retornada


Nenhum comentário: