AGENDA CULTURAL

12.11.19

Reynaldo Mauá lança livros de poemas

-->
Toninho Reis*

O escritor araçatubense Reynaldo Mauá Júnior, 69 anos, lançará hoje, dia 12, o livro “Entretantoscantos”, que reúne poemas de temas diversos escritos desde a juventude até outros bem recentes. A noite de autógrafos será na casa Quintal Cultural, a partir das 20h. No dia seguinte, às 19h30, no teatro Paulo Alcides Jorge, o escritor tomará posse na Academia Araçatubense de Letras (ALL).

Apesar de “Entretantoscantos” ser o primeiro livro individual de poemas, Reynaldo Mauá Júnior tem escritos publicados em algumas coletâneas, como os “Experimentâneas 12 e 13” de 2018 e 2019, na “Antologia Poética de Pinheiros”, de 1988, que reuniu escritores do famoso bairro paulistano onde o araçatubense morava então, “Antologia Concurso Nacional de Novos Poetas”, de 2017, e “Antologia de Textos publicados na imprensa local”, de 2019.

A outra obra individual de Mauá Júnior é um livro técnico dirigido ao público acadêmico, intitulado “Planejamento Escolar: o Futuro Antecipado”, de 2018. O conteúdo do livro é o somatório da dissertação de mestrado e tese de doutorado em Educação. O escritor é matemático de formação, com especialização em Pedagogia.

O autor de “Entretantoscantos” transita por vários gêneros literários, embora tenha se iniciado com poesia, fortemente influenciado pelo indiano Rabindranat Tagore, por volta dos 12 anos de idade. Depois que tomou gosto pela escrita em versos, Carlos Drummond de Andrade e Affonso Romano Santana são suas referências.

Os primeiros poemas foram publicados na revista Cinelândia editada pelo saudoso jornalista Genilson Senche no final dos anos 1960 e distribuída gratuitamente nas portas dos cinemas. “Foi em 1968”, recorda o poeta, que é do tempo em que os jovens escreviam versinhos para as amadas: “Depois continuei escrevendo, geralmente para as namoradinhas, e só voltei a publicar nas coletâneas”. Seu apego aos versos ele atribui à formação de matemático, pois, segundo ele, tanto a métrica poética como a ciência exigem poder de síntese.

Hoje, Mauá Júnior lê de tudo e vários autores, inclusive os locais, faz questão de ressaltar. Além de “Entretantoscantos” ele tem material para outro livro de poemas, e outros escritos nos formatos de crônicas, contos e microcontos. Há dois anos passou a integrar o Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras, ao qual atribui a viabilização do sonho de novos autores.

“Entretantoscantos” tem prefácio de Hélio Consolaro, foi publicado pela Editora da ALL com financiamento do “Programa de Fomento à Cultura – 2019”, da Prefeitura/Secretaria Municipal da Cultura de Araçatuba. Para obter o financiamento, o projeto de publicação da obra foi aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais.


FICHA TÉCNICA:
Obra: Entretantoscantos
Autor: Reynaldo Mauá Júnior
Gênero: Poemas
Capa e ilustração: Raíssa Belmonte Mauá
Editora: Academia Araçatubense de Letras (AAL)
Páginas: 174
Preço: R$ 20,00
Noite de Autógrafos: 12/novembro/2019, às 20h
Local: Quintal Cultural, Rua Cussy de Almeida, 2.088, em Araçatuba
 
*Toninho Reis, jornalista, membro do Grupo Experimental

Nenhum comentário: