AGENDA CULTURAL

9.2.20

Aeroporto Dario Guarita: um urubu pousou na minha sorte

Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Araçatuba-SP

A imprensa está noticiando que há urubu demais lá pelo aeroporto Dario Guarita, em Araçatuba. Você, caro leitor, deve estar rindo à-toa sendo pobre, pois nunca vai viajar de avião. Nós não podemos ser tão egoístas, precisamos pensar nos ricos também.

Durante  o governo municipal anterior, de Araçatuba, a Cetesb não prorrogava a validade do aterro municipal, que a oposição chamava de "lixão", porque a Aeronáutica alegava que tal depósito de sujeira atraía urubus demais, e isto era uma ameaça às aeronaves.  

O então governador Geraldo Alckmin e o atual prefeito Dilador Borges são do PSDB, e os bicudos se beijaram, ou melhor, a ordem da CETESB foi suspensa. O prefeito prometeu em São Paulo:

- Ponho alguém lá para espantar os urubus. 

A vice-prefeita emendava:

- Urubu tem em qualquer lugar!


Foto com caráter ilustrativo: Lixão de Brasília

Assim, o prazo de uso do aterro foi prorrogado. O bairro rural Água Limpa se sentiu aliviado. Mas deu certo até chegar as eleições municipais. Não sei se o prefeito se esqueceu de espantar os urubus, a mídia deixou de noticiar ou a outra oposição (que era situação) resolveu apenas agora cutucar de novo a onça.  

Ninguém gosta de urubu ao seu redor por dois motivos: são pretos e feios, nem lembra ligeiramente um cisne negro, e comem carniça, limpa nosso meio ambiente do putrefato exalado da carne animal. No Brasil, precisou até criar crendice e lei para impedir a matança. Ai daquele que matar um urubu!

Como não é a água das enchentes que invade as casas, mas são  as construções que invadiram o espaço das águas. (Em lugar que dá taboa, não se constrói nada, ensinava o caboclo.) Também o urubu é vítima. Quem mandou o homem a se meter a voar com suas máquinas, ocupando o céu dos urubus.  

Estão colocando culpa nas tripas de peixe descartadas à beira da rodovia. A carne bovina está num preço absurdo, agora estão pondo areia até em quem come um peixinho mais barato para ter uma mistura. 

Não quero arrumar confusão, mas os urubus estão estragando a pescaria de alguns candidatos. Vou aqui repetir verso de Augusto dos Anjos: "Ah! Um urubu pousou na minha sorte!" 

LEIA A NOTÍCIA, CLICANDO AQUI 

Nenhum comentário: