AGENDA CULTURAL

10.2.20

Eduardo Dusek homenageia Carmem Miranda no Sesc Birigui

Homenagem a Carmem Miranda, oficina de pandeiro e espetáculo de dança estão programados para esta semana no Sesc Birigui

Eduardo Dussek ao piano
Um show em homenagem a Carmen Miranda com o cantor, pianista e compositor Eduardo Dussek, uma oficina de técnicas de pandeiro e um espetáculo de dança com a Cia. Soma antecipam os “festejos de Momo” no Sesc Birigui. Os eventos são gratuitos.

Um dos grandes nomes da MPB, Eduardo Dussek celebra na sexta-feira, dia 14, a trajetória musical da "Pequena Notável" Carmem Miranda, que teve sua carreira intimamente ligada às tradições carnavalescas da cidade do Rio de Janeiro. O show tem início às 20h e o músico subirá ao palco acompanhado do percussionista e baterista Márcio Aguiar (percuteria).

Entre as músicas programadas para a noite, estão: “O que é que a baiana tem?”, ”Tico-Tico no fubá”, “Disseram que eu voltei americanizada” e “Mamãe eu quero”. O show dá continuidade a outros projetos do artista que têm Carmen como figura central: um livro que narra a trajetória da cantora escrito por Eduardo e o CD “Adeus Batucada – Eduardo Dussek sings Carmen Miranda”, ambos lançados no ano 2000.

Com formação na música e no teatro, Eduardo Dussek possui um trabalho consolidado na música brasileira. Suas interpretações e composições unem bom humor ao rock,  ao samba, às canções de carnaval, entre outros estilos. Suas influências vão do “teatro besteirol” dos anos 1970 e 1980, à MPB tradicional da época de ouro, de Noel Rosa, Ari Barroso, Lamartine Babo e Braguinha.

Dusek teve várias músicas lançadas como tema de novelas televisivas e outras gravadas por vários artistas da MPB, entre eles: Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Zizi Possi, Simone e Adriana Calcanhoto. 

Começou a carreira musical como pianista de teatro, em meados dos anos 1970, e logo teve o apoio de Nelson Motta, Sergio Natureza e Gilberto Gil. Na década seguinte, realizou projetos com Leo Jaime e o grupo João Penca e seus Miquinhos Amestrados. Na TV, integrou o elenco de novelas como “Xica da Silva” (Manchete), “I Love Paraisópolis” e “Bang Bang” (ambas da Rede Globo).

Pandeiro e dança
Complementando a programação de carnaval (que terá outras atrações ainda entre os dias 21 e 25), ainda nesta semana o baterista e percussionista Daniel Freitas, de Araçatuba, ministrará a Oficina musical de iniciação ao pandeiro. A participação é gratuita, com inscrições feitas por meio do Portal Sesc (www.sescsp.org.br, na aba “cursos”).
A atividade acontece amanhã e quarta (dias 11 e 12), das 19h30 às 21h30, no Polo Avançado do Sesc em Araçatuba, recomendada para maiores de 12 anos. O músico e educador irá explora a leveza, versatilidade e as caraterísticas festivas do instrumento, abordando os principais ritmos, noções técnicas, curiosidades e historiografia.

E no sábado, dia 15, às 15h, na Área de Convivência, o Sesc Birigui recebe o espetáculo Festim, da Cia. Soma de Dança. As dançarinas apresentam uma mostra de repertório composto por um caráter cômico e concentrado, festivo e solene. O espetáculo é resultado da reunião dos diversos números de dança que foram sendo elaborados ao longo dos primeiros anos da companhia. O frevo, o caboclinho, a capoeira e o cavalo marinho são algumas das modalidades utilizadas como ponto de partida.

Músicas populares de Eduardo Dusek:




Doméstica

Nenhum comentário: