AGENDA CULTURAL

24.2.20

Compositor de trilhas de filmes de Mazzaropi é homenageado em espetáculo no Sesc Birigui

Elpídio dos Santos teve músicas gravadas por nomes como Renato Teixeira e Fafá de Belém; espetáculo será apresentado no dia 27, com entrada gratuita


Elpídio dos Santos foi um maestro, compositor e violonista nascido na cidade de São Luís do Paraitinga (Vale do Paraíba). Com uma obra relevante para a tradição musical paulista, foi parceiro de Mário Zan (1920-2006), Anacleto Rosas Júnior (1911-1978) e Priminho, e teve algumas de suas composições gravadas por nomes como Renato Teixeira, Sérgio Reis, Fafá de Belém, Tonico e Tinoco e As Galvão. Além disso, compôs 25 trilhas para os filmes do cineasta Amácio Mazzaropi. 

Sua morte completa 50 anos em 2020. Em homenagem ao músico, a Cia. Navega Jangada de Teatro traz ao palco do Sesc Birigui o espetáculo “Os quatro cantos de Elpídio”, na quinta-feira (dia 27), às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na Central de Atendimento a partir das 20h.

Em cena, o público acompanha a menina Catarina que, apaixonada por uma música, segue uma viagem atrás de um compositor que toca seu coração - Elpídio. A história é contada e cantada por oito festeiros, que passam por devoções, carnavais e personagens como Mazzaropi, até chegar ao homenageado.

Pesquisa
A Cia. iniciou sua pesquisa musical e biográfica sobre Elpídio dos Santos em 2009. O universo de Mazzazropi e seus filmes foi bastante presente neste processo e também aparece em cena. Junto à família do músico, o grupo recolheu histórias, conheceu músicas inéditas, lembranças, apreciou suas esculturas, e soube algumas curiosidades, como o fato de ele adorar fazer mágica em suas horas vagas. A pesquisa aprofundou-se ainda pela região de São Luís do Paraitinga (terra natal de Elpídio) e sua cultura.

A criação é de Talita Cabral (que ainda assina o texto e a direção) e Rodrigo Regis. O elenco é composto por Ritta Gut, Gabriel Ivanof, Rodrigo Regis, Dicinho Areias, Alef Barros, Melina de Moura, Rebeka Teixeira e Thiago Mota. A direção musical é de Rodrigo Régis.

Grupo
A Cia. Navega Jangada de Teatro, fundada 2008, desenvolve um trabalho de pesquisa que tem como referências o teatro popular, a corporalidade do ator, o teatro de animação, a linguagem não verbal e a música ao vivo como forma de narrativa. O grupo possui um vasto repertório de espetáculos, contações e intervenções, circulando por diversas unidades do Sesc, Sesi, entre outros locais como ONGs, Casas de Cultura etc; atuando também na área da arte-educação, com oficinas e vivências.

Serviço
Espetáculo “Os quatro cantos de Elpidio”
Dia 27, quinta-feira, 20h
Teatro do Sesc Birigui
Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vl. Xavier
Grátis – Retirada de ingressos 1h hora antes
Informações: www.sescsp.org.br/birigui

Nenhum comentário: