AGENDA CULTURAL

6.2.20

Não tenha medo da democracia e nem de vertigem

Petra Costa e Brasília
Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Não gosto de ficar lendo livros ou vendo filmes dos fatos políticos que eu vivi. Não sou masoquista. Assim é com a ditadura militar e com as Diretas Já.

Assim, fui empurrando o documentário "Democracia em vertigem" pra depois, lia alguma coisa aqui, ouvia um "podcast" acolá, mas como foi indicado na categoria documentário para o Oscar, assistir ao filme ficou inadiável. Afinal, um cronista não pode ignorar esforço tão louvável de uma jovem. 

Confesso que, altas horas, fui dormir com vertigem, já que assisto aos filmes à noite. Toda aquela democracia aconteceu debaixo de meu nariz. Você, caro leitor, pode chamar aquilo de palhaçada ou coisa e tal, mas aconteceu porque vivemos num regime democrático, bem ao nosso jeito, mas democrático.

Na realidade, os fatos foram acontecendo a conta-gotas. Muita manipulação e falta de esperteza. Como Brumadinho, o Brasil foi surpreendido por toda aquela lama subjacente que ainda borbulha entre nós. A verdade e a mentira moravam dos dois lados.  



Fui tolerando nos meus dias, tanto os erros da esquerda como os da direita. Afinal, a democracia é um valor universal, não é apenas para meus amigos.

Na tela, tudo foi contado em 121 minutos, de forma condensada, com muitos movimentos. Discursos incoerentes, telefonemas indecorosos, falta de atitude evidente, tudo é jogado em nossa cara como se fosse um balde de ovos chocos.  

Quando ouvi destemperos de personagens como Temer e Bolsonaro depois de ver o documentário (se chegaram a tanto), fiquei mais alegre, era a propaganda que faltava para o documentário. O sucesso de Federico Fellini se alimentava da polêmica. Resmunguei: Petra Costa ganhará o Oscar!". 

Atualmente, bebo pouca cerveja, mas bebo a marca "Petra". Afinal, precisamos prestigiar a menina corajosa, que deixou a sua condição de burguesa para assumir o outro lado. Ela é neta do fundador da construtora Andrade Gutierrez.   

O documentário está na Netflix. Facilidade para quem é assinante ou tem uma pessoa amiga que o seja. 

Nenhum comentário: