AGENDA CULTURAL

26.5.20

Candidatos mascarados



*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

As eleições municipais estão aí. Já estão falando em adiamento, por enquanto por meses, nós não podemos deixar virar aquela bagunça que havia durante a ditadura militar. 

Mudava-se eleição a toda hora, bastava a oposição ter chance de ganhá-la. Isso tinha até nome: casuísmo. Eu mesmo fui vereador em Araçatuba num mandato de seis anos por causa disso. O mandato acabara, eu já não sabia mais pedir voto.  

Fazer eleição durante a pandemia seria mesmo um paradoxo, mas os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) admitem falar apenas em meses de adiamento para a pandemia não gerar benefícios às forças antidemocráticas.  

Se até dezembro o contato pessoal continuar draconiano, numa campanha eleitoral para vereador e prefeitos nas médias e pequenas cidades, fica impossível fazer eleições, pois os contatos são primários. Sem abraçar, mesmo que o abraço seja falso, impossível. 
Pegar na mão - não pode
Dar beijinho - também
Cumprimentar com os cotovelos ou os pés, ficaria meio esquisito.
Candidato com máscara. Como conhecê-lo. Se a lei igualá-la à camiseta, não vai poder escrever o nome e número do candidato nela.

A gente só ia conhecer mesmo os bolsonaristas, porque eles andam sem máscara, seguindo as ordens do chefe. 

Outro dia, um desses, bem radical, gritou, naquele português corretíssimo:

- Vem ne mim, corona! O Queirós é o meu protetor!

Será que os candidatos vão querer sair em fotos abraçados com Bolsonaro? Fazendo arminha? Dizendo "tá ok"?



Nenhum comentário: