AGENDA CULTURAL

14.7.20

Irmãos siameses e a curiosidade humana! - Alberto Consolaro

Chang e Eng viveram 63 anos, casaram e tiveram 22 filhos. Ronnie e Donnie viveram 68 anos sem filhos



Há um movimento para que os zoológicos e parques que exibam animais sejam reformatados e até proibidos. Isto já foi feito para salvar seres humanos nesta mesma situação.  As condições de vida e o comércio são cruéis e o uso de animais em circos, touradas, rodeios e provas “esportivas” com sofrimento de animais já são proibidos em alguns lugares do mundo.

Nos últimos 100 anos, evoluímos muito no processo civilizatório. Até o século passado, circos e parques organizavam exposições de seres humanos com defeitos dos mais variados tipos como mulheres barbadas, com muitos dedos, defeitos na face e síndromes. Na entrada, milhares e milhares de pessoas pagavam para ver seus semelhantes com anomalias e se divertiam com comentários e espantos!

MORRERAM

Nesta semana, morreram aos 68 anos os irmãos siameses mais velhos do mundo segundo o “Guinness Book” ou Livro dos Recordes desde 2014, uma obra que lista coisas interessantes, mas também muitas bizarrices. Ronnie e Donnie Galyon, nascidos nos EUA em 1951, estavam unidos pelo processo xifoide no osso externo e passaram a vida interligados pelo abdômen com único reto e pênis, embora cada um tivesse coração, pulmão e outros órgãos em separados.
O caso de Ronnie e Donnie não permitia uma separação cirúrgica de acordo com as informações prestadas. Apesar da difícil locomoção, viveram intensamente, sendo atração em parques de diversão e circos, chegando a sustentar a família desta forma, aposentando-se aos 40 anos, em 1991. Eles não casaram e nem tiveram filhos.

FREQUÊNCIA

A cada 200 mil nascimentos, um são de gêmeos unidos. A explicitude cada vez maior da exposição midiática nos dá a sensação de que cada vez mais nascem gêmeos siameses. Na internet, têm muitos vídeos com o cotidiano de gêmeos unidos. A causa exata por que ocorrem não se sabe, mas ela atua nos 10 primeiros dias depois da fecundação, quando somos pré-embriões.

Que incrível! Até 1826 quando alguém nascia com defeitos, se acreditava que era um castigo divino, pagamento de penas ou ação de espíritos ruins. A família escondia o defeituoso do convívio social e era chamado de monstro. A embriologia nasceu nesta época na Alemanha, assim como a teratologia ou o estudo dos monstros, um termo estigmatizado que fez esta ciência mudar seu nome para dismorfologia.

PRIMEIROS SIAMESES

A formação independente de dois humanos a partir do mesmo óvulo é determinada entre o 9º e 12º dia depois da fecundação. Qualquer erro neste processo altamente sincronizado, pode fazer os gêmeos nascerem unidos e chamados de irmãos siameses. Eles podem estar unidos no tórax (toracópagos ou xifópagos), na cabeça (craniópagos) ou no dorso (iquiópagos).

Tailândia se chamava Sião e foi o país em que nasceram Chang e Eng, os gêmeos unidos mais famosos do mundo em 1811, dividindo a vida ligados pelo tórax. Daí o termo “siameses” generalizou-se para todos os gêmeos unidos.

Nessa época os anômalos eram focos de muita curiosidade humana e os dois irmãos foram levados ao rei do Sião que, inicialmente, mandou sacrificarem-nos, mas logo viraram atração da corte e tiveram a oportunidade de viajar pela Europa e Estados Unidos como atração circense pelas mãos de um empresário escocês.

Acabaram se fixando na Carolina do Norte (EUA) e se casaram com as irmãs Adelaide e Sarah com as quais tiveram 12 e 10 filhos. Morreram aos 63 anos e suas vidas foram descritas por Darin Strauss no livro “Chang e Eng” da Editora Companhia das Letras. Hoje, provavelmente, poderiam ser separados cirurgicamente!

REFLEXÃO FINAL

A formação de gêmeos a partir de um óvulo requer sincronização perfeita e de alta complexidade. Aos gêmeos separados que conheço, sempre ofereço a minha máxima admiração e respeito pela aventura e sucesso que viveram no útero materno!

 
Alberto Consolaro – Professor Titular da USP  - FOB Bauru-SP. consolaro@uol.com.br  

Nenhum comentário: