AGENDA CULTURAL

16.12.20

Líderes não trabalham sozinhos - Gervásio Antônio Consolaro


Não custa  nada escrever sobre liderança, o que já fiz muito, mormente agora com a posse dos prefeitos recentemente eleitos.

Humildemente passo um pouco da minha experiência de gestão pública, por 20 anos, com formação em Administração de Empresas, ao assumir o cargo perguntava: “O que vou ser capaz de realizar?”. Meu foco era só em mim e nas coisas que poderia fazer. Não demorou muito para eu descobrir a verdade – o que eu poderia realizar por conta própria era insignificante. Aí corrigi a pergunta para “O que sou capaz de realizar com os outros?” Percebi que só poderia chegar ao sucesso se tivesse ajuda. Como líder, você só terá condições de progredir quando puder contar com gente disposta a oferecer apoio.

Quando olho para trás e me lembro dos que me ajudaram em todos esses anos, compreendo que podem ser separados em dois grupos: mentores e apoiadores. Os mentores me ensinaram, guiaram e, muitas vezes, me protegeram. Sou muito grato a eles.

Mentores: alguns que me ajudaram nunca me conheceram: é incalculável o número de mentores que tive sem jamais conhecer, me ensinou por intermédio de livros ou de seu exemplo de vida. Alguns me ajudaram nunca souberam que me ajudaram: muita gente estabeleceu princípios de liderança e sucesso que consegui aplicar em minha vida. Eu observava essas pessoas e aprendia muitas coisas.

Apoiadores: alguns me conheceram e sabiam que estavam me ajudando: essas pessoas me ajudaram deliberadamente. Várias coisas boas me aconteceram foram resultado direto de um compromisso assumido por essas pessoas: agregar-me valor.

Assim identificamos categorias dessas pessoas que ajudaram em minha caminhada: 

Guardiães do tempo: pessoas que me ajudaram a poupar tempo. Complementadores de dons: pessoas que faziam aquilo que não sabia fazer. Integrantes de equipe: gente que agregava valor a mim e a minha equipe. 

Cabeças criativas: pessoas que resolviam problemas e me ofereciam alternativas. Fechadores de portas: pessoas que, com excelência, concluíam as tarefas inacabadas. Desenvolvedores de gente: pessoas que desenvolviam e faziam aflorar outros líderes e colaboradores. Líderes servidores: gente que liderava de acordo com a melhor atitude. 

Ampliadores de mente: pessoas que expandiam meu raciocínio e meu espírito. Formadores de redes relacionais: pessoas com grande capacidade de atrair outras que agregaram valor à minha vida. Mentores espirituais: gente que incentivava minha capacidade de fé. Amigos incondicionais: pessoas que conheciam minhas fraquezas e, ainda assim, me amavam sem reservas.

Diz um provérbio chinês: “Por trás de toda pessoa capaz há sempre outras pessoas capazes”


Gervásio Antônio Consolaro, ex- delegado regional tributário do estado/SP, agente fiscal de rendas aposentado. Assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador de empresas, contador, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. Curso de Gestão Pública Avançada pelo Amana Key e coach pela SBC. 

 

         

Nenhum comentário: