AGENDA CULTURAL

9.12.20

Queremos você no Rotary!

 


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor

Sou do Rotary, um cara que não é chegado a usar terno, mas pelo menos veste um blazer e gosta de chamar os rotarianos de companheiros, sem títulos honoríficos. O governador Edilson Bigatão, às vezes, olha feio para o meu lado por causa dessa irreverência, mas a tolerância faz parte do código de ética do clube. 

Ninguém do Rotary me perguntou o motivo de um homem classificado de esquerda está fazendo dentro da organização. Eu respondo agora sem ninguém ter perguntado: sou rotariano para provar que o clube é plural, aceita a diversidade. Exemplo vivo.  

E acrescento: o Rotary é pela inclusão social, pelos direitos humanos, ajudou a fundar a ONU e nele tudo é resolvido no voto. São suas áreas de enfoques no mundo: Paz e resolução de conflitos, prevenção e tratamento de doenças, água e saneamento, saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização, desenvolvimento econômico e comunitário e meio ambiente (acrescentada em 2019). 

Se um sujeito da direita autoritária estiver no Rotary, entrou na fila errada. Lá precisamos ser democratas, humanistas e pela paz. Quem ainda faz arminha não tem espaço no ideário rotariano. Servir sempre e deixar o outro a viver. Estou no lugar certo. Sou presidente de meu clube pela segunda vez, há 13 anos rotariano.

Campanha contra a paralisia infantil é uma vitória também do Rotary 

O Rotary é uma OnG norte-americana. Nesse contexto, é mais identificada com os democratas do que com os republicanos. Um rotariano votar em Trump é um grande engano. 

Apesar de o Rotary se dizer apartidário, isso está em seus estatutos, incentiva o rotariano a ser líder na sociedade, portanto ninguém lá é condenado por ter o seu partido ou participar de eleição. Em Araçatuba, temos o vereador Alceu Batista de Almeida Júnior.

As mulheres participam como esposas, mas também podem ser associadas, aquelas que gostam de ser protagonistas. No Rotary Club de Araçatuba Cruzeiro do Sul, o meu clube, foi fundado em 1993 por mulheres. Há também as casas da amizade que é um espaço onde as mulheres se reúnem e trabalham a favor do bem comum. 

A joia mais requintada do Rotary é o companheirismo. Jantar juntos, fazer as ações sociais a favor da comunidade em grupo, se reunir sempre. Somos mais que voluntários, temos responsabilidades. Para as crianças há o Rotary Kid; aos adolescentes, o Interact; aos jovens, o Rotaract. Espaço para que todos os membros da família se acomodem.

Ser rotariano é ser respeitado pela sociedade porque participa de uma entidade com credibilidade. Um empresário rotariano não pode ser desonesto. Ele pode até entrar, mas sai logo. 

Somos mais de um milhão e duzentos mil no mundo, mas sempre há um clube na sua cidade, participe dele. Se precisar de alguma informação a mais, meu zap é 18 99786 9445. 

VEJA O ROTARY NO JORNAL NACIONAL

ATIVIDADES DO ROTARY CLUB DE ARAÇATUBA CRUZEIRO DO SUL 

Nenhum comentário: