AGENDA CULTURAL

23.4.21

Padre José Sometti - peregrino da Luz para muita gente

 

Padre José Sometti, com idade avançada

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Quando somos jovens, nossos primos, colegas e amigos têm outras causas de morte: acidente, overdose, assassinato e alguns por doença mesmo. Agora, septuagenário, o motivo das mortes de meus chegados  é bem diferente, tudo está ligado ao desgaste do corpo, ou como gostam de dizer os mecanicistas: envelhecimento da máquina.

Quando alguém falece, nem sempre tenho inspiração para escrever sobre o falecido. Fazer uma elegia fúnebre por encomenda, sem nunca ter tido uma ligação com o homenageado é difícil, não tenho tal capacidade.

O padre José Sometti (Giuseppe Sometti) faleceu aos 86 anos em Itapetininga-SP em 18 de abril. Não o via há mais de 40 anos, mas ele estava em minha memória. Celebrou o meu casamento com a Helena, que dura até hoje. Embora a convivência fora curta, tenho muita coisa para contar.

Nosso encontro foi em Rosana-SP, onde lecionei por cinco anos. Era um distrito de  Teodoro Sampaio-SP, abandonado tanto na divisão política como na elesiástica. De vez em quando, o vigário aparecia para celebrar uma missa. 

De repente, a diocese de Presidente Prudente mandou um padre italiano para aquele patrimônio (hoje, um pujante município) que fica na foz do rio Paranapanema com o Paraná. Em meio ao encontro de tanta água, a padroeira da paróquia tinha que ser Nossa Senhora dos Navegantes.

Tudo isso foi na década de 1970. Além do espírito, padre José cuidava do corpo, pois era também paramédico. Fazia até partos.

Logo se transformou em santo pelo povo, pois passava por uma pequena cidade em que não havia nem enfermeira, só farmácia. Problema grave, atravessava-se a balsa do rio Paranapanema para chegar aos médicos de Nova Londrina-PR ou Loanda-PR. 

Padre José Sometti causou uma revolução, pois se reunia até com os professores que trabalhavam em duas escolas construídas com madeira. Um corpo docente formado por uma moçada recém-formada ou estudante de ensino a longa distância. 

Sepultamento do padre José Sometti em Itapetininga-SP 

Aquele adolescente que abandonou a igreja por causa de seu atraso foi apresentado, como um novo batismo, agora como professor, para um Deus que compreendia a natureza humana. Pelas palavras de padre José Sometti, aprendi a ter uma relação nova com o divino, com o sagrado.  

Os médicos paranaenses arrumaram confusão com o padre José Sometti, pois seu atendimento em Rosana-SP aos desvalidos, gratuitamente, estava tirando-lhes a clientela. Assim foi transferido pelo bispo. Porém ficou o tempo suficiente para eu descobrir a grandeza do cristianismo. 

O site da diocese de Itapetininga registrou o seguinte texto na reportagem do velório do estimado padre: 

Padre Giuseppe Sometti, faleceu aos 86 anos por complicações cardíacas. Padre José Sometti, nasceu aos 17 de março de 1935, a 15 Km. de Verona, na cidade de Illasi, na Itália e dedicou sempre a sua vida a Deus e ao próximo e que por muitos anos prestou relevantes serviços à comunidade de Itapetininga, sobretudo aos mais carentes que puderam ver nele um bom conselheiro e um grande amigo. Tornou-se conhecido entre nós pela sua piedade, humildade e bondade no trato com suas crianças e jovens, bem como, na orientação firme e segura dada aos dependentes químicos e seus familiares.

Essa crônica pode não ser interessante aos leitores, mas o cronista, às vezes, escreve para si mesmo.

Site da diocese de Itapetininga-SP - clique aqui

Notícia da morte do padre José Sometti no G1 - clique aqui

Nenhum comentário: